Na última segunda feira, foi realizada a Primeira Audiência Pública sobre Agricultura Familiar no município de Ilhéus, onde discutiu-se quais abordagens são necessárias para que haja valorização dos trabalhadores do campo e otimização de seus serviços, a partir do tema: Da Produção à Comercialização.

Os presentes incitaram discussões acerca do transporte da zona rural para a zona urbana, assistência técnica e auxílio para os produtores para que estes possam desenvolver seus insumos de maneira sustentável e produtiva, conseguindo extrair o melhor da produção, obter lucro e transmitir para seus descendentes não só a cultura como o amor pela terra e tudo que dela produz.

Dentre os encaminhamentos estimou-se que é preciso uma articulação entre as políticas públicas federal, estadual e municipal em um programa de desenvolvimento sustentável, pois, atualmente, estas políticas não se comunicam e facilitar a articulação entre os órgãos cabíveis e os produtores rurais para estimular as vendas, comercialização e escoamento da produção.

Contou-se com a presença de diversas lideranças, dentre elas: o Deputado Federal Valmir Assunção, o Dep. Estadual Jacó Lula da Silva, o Vereador Pastor Matos, Rodrigo Gaspar – Presidente do Comderupes Ilhéus, Maciel da Silva – SEAP Ilhéus, Weldes Queiroz – Presidente do Cecaf, a ex-prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva, representantes de assentamentos, escolas agrárias e outros mais que contribuíram para abrilhantar e aprimorar as discussões geradas no decorrer da manhã.

Que esse seja o ponta pé capaz de deslanchar ações que venham contemplar essas categorias e valorizar o homem do campo!