Na tarde desta quarta-feira (06), o Teatro Municipal de Ilhéus foi palco da palestra “O poder da autoestima – Empodere-se para superar e vencer”, ministrada pelo especialista em gestão de pessoas, com mais de 15 anos de experiência, Ernando Júnior.

O evento, que faz parte da programação da Semana da Mulher, organizada pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPM), trouxe à tona a discussão sobre a importância do autoconhecimento e do ‘nos permitir para nos desenvolver’, baseado em autoconfiança e autoestima, como munição para o empoderamento e as conquistas.

Semana da Mulher - Palestra Autoestima

“É muito gratificante falar para este grupo de mulheres fantásticas, não exatamente falar o que elas têm de poder, porque elas já carregam o poder dentro de si, mas sim, tratar hoje como um despertar, é como utilizar o segredo, é girar a chave que está dentro da essência de cada uma delas, para quando saírem deste evento, saírem completamente diferente de como entraram”, fala Ernando sobre a sua palestra e deixa a mensagem para todas as mulheres: “elas precisam acreditar cada dia mais nelas e se colocarem, acima de tudo, como prioridade de suas vidas”.

Já Carla Serafim, titular da SPM, lembra da importância de se falar sobre o empoderamento da mulher. “Nós mulheres precisamos conquistar o nosso espaço. Infelizmente vivemos em uma sociedade desigual e, ao desenvolvermos o nosso autoconhecimento, passamos a ter muito mais força para lutar pelos espaços e por uma sociedade muito mais equânime. Por isso trouxemos um especialista no assunto, o professor Ernando, que nos mostrou como é importante sentirmos bem conosco e como isso nos dá base para o nosso crescimento”, disse a secretária.

Semana da Mulher - Palestra Autoestima

O evento contou ainda com as apresentações de números de danças muito especiais. Para abrir a tarde, o Grupo Educação e Dança, sob direção da professora Sôanne Marry e, logo após a palestra, o Núcleo de Dança Terceira Idade, sob a tutela de Bianca Lavigne, encerrou com chave de ouro o segundo dia da Semana da Mulher de Ilhéus. E, no foyer do Teatro, aconteceu a exposição “Mulher em Arte”, com a curadoria de Bianca Lavigne.

Semana da Mulher - Palestra Autoestima

E a programação continua! Hoje, quinta-feira (07) acontece, a partir das 8 horas, no Centro de Convenções de Ilhéus, a terceira edição do Delas para Elas, uma parceria da SPM com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e o SEBRAE, visando fomentar o empreendedorismo, além de compartilhar experiências entre grandes lideranças femininas da região e de todo o país. O Delas para Elas conta com a presença de Monique Curi, que é atriz, jornalista e empresária e palestra sobre empoderamento feminino, autoestima e liberdade financeira.

Já a sexta-feira (08), dia internacional da mulher será mais que especial, com a realização da Grande Marcha das Mulheres, com o tema “Resistimos para Viver, Marchamos para Transformar”, que parte, às 16 horas, da Praça Cairú, sentido Praça Dom Eduardo, onde o grande presente para toda população ilheense sobe ao palco, a incrível Vanessa da Mata, para uma apresentação gratuita, em homenagem a todas as mulheres de Ilhéus, que constróem a nossa história diariamente.
E no sábado, é a vez da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) entrar na festa, com o “Sábado Delas” uma ação que visa levar saúde para as UBSs de Ilhéus, proporcionando atendimentos e procedimentos médicos para quem não consegue ir até uma unidade de saúde durante a semana. A ação vai acontecer em todos os sábados de março (saiba mais aqui)

por Sucom