A Casa de Arte Baiana (CAB) está com a Exposição de Presépios Natalinos do Mundo de 2018 aberta para visitas, em sua 5ª edição. Ilheenses, turistas e o público que se interessa por arte, artesanato, esculturas e natal, pode visitar a CAB para conhecer os presépios de diversos países, com a expressão da peculiaridade artística de cada lugar. A abertura da 5ª edição, realizada na tarde desta última terça-feira (20), além da presença do colecionador Michael Eckes, contou com a visita especial do Bispo Dom Mauro, Padre Damião, rotarianos, visitantes e amigos.

A cada ano, a exposição recebe novos presépios, como os do México, Argentina, Itália e Tirol Áustria, que chegaram nesta edição. Nos últimos 30 anos, Michael Eckes colecionou os presépios ao longo de suas viagens pelo mundo. De nacionalidade alemã, o colecionador despertou o hobby de colecionar presépios por incentivo do avô.

“O meu avô me deixou um presépio com figuras grandes e me disse: ‘você é meu neto preferido e vai receber esse presépio’. Ele morreu. Quando eu cheguei da escola e fui ver o presépio, ele não estava mais lá, porque uma prima foi na casa com um carro, pegou as coisas dela e levou junto o meu presépio. Eu reivindiquei para meu pai o presépio. Meu pai respondeu: ‘o pai da sua prima morreu na guerra e você não vai dizer nada sobre o presépio’. Eu fiquei tão chateado que comprei um novo presépio e comecei a colecionar. Comprei um para minha família, depois um para cada um dos meus seis filhos. A cada viagem que fiz, fui colecionando esses presépios que estão todos aqui reunidos na Casa de Arte Baiana”, conta Eckes.

A ideia do colecionador é doar a sua coleção para uma instituição religiosa que leve adiante a cultura dos presépios , permitindo que exposições e visitas continuem a conhecer, mostrando a arte natalina dos países para mais e mais pessoas.

Para Michael Eckes, “é uma relação que começa desde pequeno, como criança que vai à Igreja e vê um presépio de Natal. É uma coisa bem especial que não tem durante o ano. Os invernos europeus são radicalmente frios. A luzes e as velas promovem um romantismo religioso que nos faz gostar de celebrar o Natal. A felicidade, os presentes, e a missa natalina em especial, formam uma relação única que alguém que não frequenta a missa de Natal, que não conhece isso, não vai entender. Tem pessoas que vêm aqui e perguntam ‘que coisa é essa?’, não adianta, não vai entender”.

Eckes relembra quando desde os três anos recitava poemas decorados com a irmã e primos sobre a noite de Natal, na frente do presépio e de toda família. “Depois eu ganhava um presente. Isso acontece até hoje nas famílias da Alemanha por ser uma tradição há mais de 400 anos”, destacou.

A Casa de Arte Baiana está situada na Rua Antônio Lavigne de Lemos, 76, Centro de Ilhéus. Visite a CAB e se encante com o espírito do Natal.