Os debates eleitorais transmitidos pelo rádio e pela televisão são muito importantes para que os eleitores saibam mais sobre as propostas e ideias dos candidatos. 

As regras dos debates podem ser decididas entre a emissora e os partidos políticos e devem ser informadas à Justiça Eleitoral. As regras precisam ter a aceitação de pelo menos 2/3 dos candidatos ou dos partidos e coligações.

Os debates devem ser divulgados e fazer parte da programação disponibilizada pela emissora.

Como acontece o debate eleitoral

Existe um mediador que controla o tempo de participação de cada candidato e coloca as questões que foram escolhidas para o debate.

As emissoras devem garantir que todos os candidatos sejam tratados igualmente, tendo por isso, o mesmo tempo para falar sobre as suas propostas e responder às perguntas.

A ordem de apresentação dos candidatos deve ser decidida por sorteio, a não ser que os candidatos e partidos cheguem a um acordo diferente.

Quantos candidatos podem participar no debate?

O artigo 46 da lei nº 9.504/97 indica algumas regras sobre debates eleitorais.

Eleições majoritárias

No caso das eleições majoritárias (presidente, governador, prefeito e senador) os debates podem ocorrer de duas formas:

  • em conjunto: com a participação de todos os candidatos que disputam o mesmo cargo;
  • em grupos: nesse caso devem estar presentes, no mínimo, 3 candidatos.

Eleições proporcionais

Já nas eleições proporcionais (deputados federais, deputados estaduais e distritais) os debates podem ocorrer em mais de um dia e devem garantir a participação justa dos candidatos a um mesmo cargo.

Os candidatos devem estar presentes em igual quantidade para todos os partidos e coligações e um candidato às eleições proporcionais não pode participar em mais de um debate da mesma emissora.

Pode ser feito um debate sem um candidato?

Um debate pode acontecer sem a presença de um dos candidatos, desde que o meio de comunicação tenha como provar que fez o convite para participação com pelo menos 72 horas de antecedência.

De acordo com a lei, não é considerada propaganda antecipada o ato de um candidato participar em programas, encontros, entrevistas e debates na televisão, internet ou rádio, desde que ele não faça peça votos explicitamente.

ESTÁ AÍ O DESAFIO PARA AS EMISSORAS DE RÁDIOS DE ILHÉUS:

Para deputado estadual são seis candidatos ilheenses.

Ângela Sousa, casada, Deputada, nascida em 15/12/1952 em Ilhéus-BA, recebeu 11.517 votos em Ilhéus na eleição de 2014. Candidata a reeleição na Bahia pelo PSD, para o quarto mandato consecutivo.

Luca Lima, casado, Agricultor, nascido em 19/01/1972, candidato a Deputado Estadual na Bahia pelo Patriota. Lima já foi candidato a Vereador.

Cacá Colchões, casado, Administrador, nascido em 06/04/1978 em Ilhéus-BA, ex- prefeito de Ilhéus e agora candidato a Deputado Estadual na Bahia pelo PP.

Edvaldo Oliveira de Almeida, conhecido como Alemão, casado, empresário, nascido em 21/12/1972 em Ilhéus-BA, candidato a Deputado Estadual na Bahia pelo PSC.

Dimitri Arraes Adami, casado, Bancário e Economiário, nascido em 22/11/1984 em Ilheus-BA, candidato a Deputado Estadual na Bahia pelo MDB.

Paulo Roberto Pinto Santos, divorciado, Servidor Público Civil Aposentado, nascido em 23/08/1955 em Ilhéus-BA, candidato a Deputado Estadual na Bahia pelo PC do B.

 

 

Para deputado federal são nove candidatos ilheenses.

Diran Filho, solteiro, Advogado, nascido em 14/08/1986 em Ilhéus-BA, candidato a Deputado Federal na Bahia pelo Patriota.

Hernani Sá, solteiro, Aposentado, nascido em 13/07/1981 em Ilhéus-BA, candidato a Deputado Federal na Bahia pelo MDB.

Fabiano Resende, casado, Advogado, nascido em 13/01/1977 em Ilhéus-BA, candidato a Deputado Federal na Bahia pelo PMN.

João Fernando Silveira Barros, solteiro, Advogado, nascido em 02/02/1971 em Ilhéus-BA, candidato a Deputado Federal na Bahia pelo PSL.

Luiz Uaquim, casado, Arquiteto, nascido em 08/10/1960 em Ilhéus-BA, candidato a Deputado Federal na Bahia pelo MDB.

Itamar Alves, solteiro, representante comercial, nascido em 27/10/1972 em Ilhéus-BA, candidato a Deputado Federal na Bahia pelo PSOL.

Lú Cerqueira, solteira, Advogada, nascida em 12/03/1959 em Ilhéus-BA, candidata a Deputada Federal na Bahia pelo PSDB.

Cosme Araújo, casado, Advogado, nascido em 10/10/1953 em Ilhéus-BA, candidato a Deputado Federal na Bahia pelo PDT.

Cacique Ramon Tupinambá, solteiro, Artesão, nascido em 06/05/1985 em Ilhéus-BA, candidato a Deputado Federal na Bahia pelo REDE.

“Um meio tão importante quanto o rádio não pode ser apenas um instrumento coadjuvante do processo eleitoral. O Rádio de Ilhéus, precisamente, pode e deve ser um canal e sujeito da história das terras do sem fim!”.

Elias Reis, Editor do site: www.jornaldoradialista.com.br