O governador da Bahia, Rui Costa, autorizou hoje (29) pela manhã, em Ilhéus, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural a celebrar três convênios de fruticultura voltados para a lavoura do cacau. Durante o evento, que contou com a presença do prefeito Mário Alexandre, Rui também entregou um caminhão frigorífico para a Associação Territorial de Agroecologia dos Povos da Cabruca e da Mata Atlântica (TEIA).

“Hoje estamos concluindo mais uma etapa que significa 13 milhões de reais assinados com associações e cooperativas de Ilhéus e região”, explicou Rui Costa. “Acredito que melhorando a renda da agricultura na Bahia, dos agricultores em especial, estamos fortalecendo o comércio e melhorando a economia regional”, afirmou. A determinação do estado, em parceria com a Prefeitura, é mobilizar a agricultura para aumentar a produção e gerar mais renda em Ilhéus e nas cidades regionais beneficiadas pela iniciativa.

Segundo Rui Costa, um empréstimo no valor de 159 milhões de reais foi realizado junto ao Banco Mundial destinado às associações e cooperativas do estado, em contratos já assinados. O litoral Sul, possui 31 projetos, totalizando 13 milhões de reais, sendo que, em Ilhéus, 3 associações estão contempladas. Mais de 3 milhões de reais, foram destinados à Agricultura Familiar. Na Bahia, cerca de 700 mil famílias sobrevivem da agricultura familiar. São mais de 3 milhões de pessoas assistidas.

Solenidade concorrida – Além de Rui Costa e Mário Alexandre, participaram do ato no auditório da Ceplac em Ilhéus, os deputados federais Paulo Magalhães e Davidson Magalhães; a deputada estadual, Ângela Sousa; o secretário estadual de Saúde, Fabio Vilas-Boas e Jeandro Laytinher, representando o secretário de Desenvolvimento do estado, Jerônimo Rodrigues.

Também estiveram na solenidade os prefeitos Gracinha Viana (Maraú), Moacir Leite (Uruçuca), Sueli Carneiro da Silva Carvalho, a Suka (Ubaitaba), Lula Brandão (Ibicaraí), Naeliton Rosa Pinto (Itapé), Mayra Brito (Prado), Babi de Prado (Pau Brasil) e Vinícius Andrade Oliveira (Buerarema).

Os vereadores Makrisi Angeli, Paulo Meio Quilo, Pastor Matos e Gil Gomes também participaram da solenidade, ao lado dos secretários municipais Angelito Dias Filho (Agricultura e Pesca), Alisson Mendonça (Relações

Institucionais) e Alcides Kruschewsky (Comunicação).