O senador Aloysio Nunes é o novo ministro de Relações Exteriores. Ele vai tomar posse na terça-feira da semana que vem em cerimônia conjunta com o ministro da Justiça, Osmar Serraglio (PMDB-PR). O convite para assumir o Itamaraty foi formalizado nesta quinta-feira (2), em reunião no Palácio do Planalto.

Antes de formalizar o convite, Michel Temer havia escalado um interlocutor para sondar o senador, de acordo com o Estadão. O presidente temia se expor caso Nunes se recusasse, a exemplo do que aconteceu com o ministro aposentado Carlos Velloso na Justiça. Na sondagem, Aloysio Nunes sinalizou que aceitaria. O tucano assume a vaga deixada por José Serra (PSDB-SP), que pediu demissão no último dia 22 alegando problemas de saúde.

No lugar de Aloysio Nunes na liderança de governo no Senado deve assumir o senador Romero Jucá (PMDB-RR). A decisão ainda não está tomada uma vez que os últimos depoimentos de Jucá irritaram o Planalto. Já a cadeira de senador deixada por Aloysio ficará com Airton Sandoval (PMDB-SP).