Em outubro, os eleitores brasileiros vão ter que escolher um novo presidente, 27 governadores, 54 senadores, 513 deputados federais e mais de mil deputados estaduais. Mais de 25 mil candidatos se registram no TSE, o tribunal superior eleitoral e nos TREs, os Tribunais regionais para disputar essas vagas. O desafio é descobrir quem merece o voto.

Plataformas da internet prometem ajudar pessoas como seu Juraci Medina, 65 anos, há 4 deles desempregado.

A Voz Ativa, aplicativo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande com o apoio de 30 organizações da sociedade civil, é uma espécie de tinder eleitoral.

Só que no lugar de paqueras, ele ajuda a escolher o candidato a deputado federal que mais se aproxima do perfil de cada eleitor.

Mais de 7 mil candidatos que disputam uma cadeira na Câmara dos Deputados foram convidados a responder 46 perguntas sobre direitos humanos, meio ambiente, transparência e novos modelos econômicos, além de questões sobre as reforma trabalhista, tributária e da previdência.

Para encontrar o candidato, o eleitor responde o mesmo questionário e o aplicativo indica aqueles que mais tem afinidade com o usuário.

Saulo Porto é um dos coordenadores do projeto. Para ele, o aplicativo inverte a lógica das campanhas eleitorais.

O site Me Representa também está de olho nos candidatos ao Legislativo que disputam as vagas de deputados estaduais, federais e senadores.

A diferença é que a plataforma ajuda a encontrar candidatos de grupos que tem mais dificuldade de elegerem representantes. Entram nessa categoria população negra, indígenas, mulheres e população LGBT.

Felipe Oliva, que faz parte do Vote LGBT, um dos movimentos que integra o Me Representa, conta que para dar conta do desafio foi preciso levar em consideração não apenas o candidato, mas também o partido e a coligação. A solução foi fazer uma média  entre as propostas do candidato e o histórico de votações do partido ou da coligação que abriga o candidato.

O site ainda está cadastrando candidatos interessados em participar da plataforma e deve estar disponível para os eleitores a partir do dia 14 de setembro no endereço merepresenta.org.br  Já o aplicativo Voz Ativa pode ser acessado no site vozativa.org.br