Com muita animação, aconteceu na tarde de ontem, 19, o “Arraiá Junino” das três instituições da rede de acolhimento, Renascer, Masculino e Feminino, do município de Ilhéus, através da secretaria de Desenvolvimento Social, na sede do Abrigo Renascer. O evento teve como objetivo promover às crianças e adolescentes atividades sociais que elevem sua autoestima, possibilitando o equilíbrio psicológico e a construção de laços afetivos.

Para garantir o clima de São João, o “Arraiá” contou com decoração temática, bandeirolas, palhas de coqueiro, casamento na roça e várias comidas típicas. Os cerca de 60 acolhidos dançaram quadrilha junina e se divertiram nos brinquedos, recebendo o carinho dos convidados.

“É uma festa que proporciona interação entre os acolhidos, fortalece os vínculos e abre as portas para a sociedade conhecer de perto nossos serviços. É um espaço vive crianças, que tem vida, elas estão aqui acolhidas e não reclusas, faz parte do nosso trabalho proporcionar um momento de lazer, uma alegria diferenciada na vida delas e trazer a comunidade para dentro do ambiente”, destacou a coordenadora do Abrigo Renascer, Adriana Montenegro.

Prestigiaram o evento colegas de escolas dos acolhidos e pais, a Juíza da Vara e da Infância, Sandra Magali, representantes da Defensoria Pública, Associação Centro Educacional de Ação Integrada (ACEAI), da empresa Gertec, voluntários e comunidade. Na próxima quinta – feira, 22, será o “Arraiá da Instituição de Acolhimento Adultos e Família”.
Rede de acolhimento – A rede de acolhimento em Ilhéus possui quatro instituições que abrigam crianças, adolescentes e adultos. O Abrigo Renascer atende hoje 39 crianças de zero a 11 anos que estão em situação de risco previamente determinado pelo juiz da Vara da Infância e Juventude. A unidade obedece todas as regras e preceitos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Todas as crianças acolhidas frequentam escola e participam de atividades como natação, balé, oficinas de dança e música.
A instituição Feminina abriga meninas entre 12 e 18 anos vítimas de violências e estão longe do convívio familiar. As adolescentes estão matriculadas na rede municipal e estadual de ensino e participam também de cursos extracurriculares. A instituição tem ajudado várias meninas a sair da situação de vulnerabilidade através do estudo e do incentivo à procura do primeiro emprego através de parcerias com empresas do município.

Já a instituição Masculina proporciona aos jovens abrigados acesso à educação, acompanhamento psicossocial, atividades esportivas e cursos profissionalizantes. Os meninos são encaminhados à residência através da Vara da Infância, onde podem ficar até completar a maior idade ou ser conduzidos para um local seguro para moradia, participando de ações conforme as suas aptidões.
A instituição de Adultos e Família realiza um trabalho permanente de acolhimento das pessoas que estiverem em situação de rua, elas passam primeiro pela equipe do Centro de Referência Especializado para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop), tendo o perfil adequado, é encaminhado para a instituição. A rede de acolhimento é um serviço de alta complexidade e integra o Sistema Único de Assistência Social (Suas).