“E a palhaça, o que é”? Esse foi o tema da oficina que reuniu mulheres dispostas a encontrarem sua comicidade, há quase três anos em Ilhéus. Agora, como coletivo As Madallenas, parte delas estreia na internet Clowntildes Varieté, com números autorais e releituras de clássicos. A data não poderia ser mais oportuna: Dia Internacional da Mulher. Em 08 de março, a partir das 19 horas, após a diversão com a trupe, haverá bate-papo sobre palhaçaria feminina. O link estará disponível na bio do Instagram @asmadallenas. A classificação é livre.

            O projeto Clowntildes Varieté é um show de variedades que traz números de sucesso do coletivo As Madallenas, pioneiro na região sul da Bahia. Formado por palhaças com idade entre 14 e 72 anos, o grupo apresenta múltiplos estilos de humor sob a perspectiva feminina, reunindo mulheres de diferentes gerações e origens. Em função da pandemia, o material foi previamente gravado, respeitando as normas de segurança, e será transmitido no canal www.youtube.com/coletivoasmadallenas.

            Após as apresentações, às 20 horas, o Clowntildes Varieté segue com bate-papos com palhaças convidadas. A primeira, no dia 08 de março, será Ivana Nistico, a Andorinha, do Circo da Lua, de Serra Grande. O assunto da conversa será “A mulher no Circo”. Para o dia 28 de março, As Madallenas chamaram Vanda Cortez, a Serafina, do Cabaré Fora da Casinha, de Salvador. Ela vai falar sobre “Comicidade Feminina de Rua”.

            O projeto Clowntildes Varieté tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.