A Associação dos Policiais e Bombeiros Militares do Estado da Bahia (Aspra) e o deputado estadual Soldado Prisco (PSDB) emitiram uma nota de repúdio contra uma campanha da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) que classificam como uma incitação “a discriminação, intolerância e racismo contra os Policiais Militares do Estado da Bahia”.

Segundo a nota, Prisco, que além de deputado é coordenador-geral da Aspra, acionou o jurídico da entidade com o objetivo de impetrar com mandado de segurança coletivo contra representante do órgão, pedindo retratação e retirada imediata das peças publicitárias das ruas, na manhã desta segunda-feira.

A denúncia chegou ao deputado estadual por meio de militares, que trafegavam no bairro do Comércio (onde está a propaganda) e se surpreenderam com a Campanha da Secretaria de Cultura, Poesia de Rua, que ostentava imagem de uma mulher com os seguintes dizeres: “Maria não amava João, apenas idolatrava seus pés escuros. Quando João morreu, assassinado pela PM, Maria guardou todos seus sapatos”.

“Um absurdo que o Governo do Estado da Bahia permita que uma de suas secretarias aja com discriminação contra agentes públicos. O que fizeram foi, além do preconceito, disseminar o ódio e a intolerância contra os PMs da Bahia. Incentivam uma imagem equivocada dos militares. Nós não somos os criminosos, mas os responsáveis pelo combate da criminalidade”, declarou o deputado Prisco.