A equipe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) realiza buscas em Ilhéus para identificar e diagnosticar a população de rua existente na cidade. Diariamente, são atendidas cerca de 20 pessoas na instituição, onde recebem alimentação, kit de higiene e atendimentos médicos e psicológico. A sede do Centro Pop fica localizada na Avenida Candeias, nº 544, Bairro Conquista.

Dentre os objetivos dessa iniciativa estão possibilitar condições e acolhida na rede socioassistencial do município, contribuir para a construção de novos projetos de vida, o resgate da integridade dessa população, sempre respeitando as escolhas do usuário e as peculiaridades de cada atendimento, visando promover a reinserção familiar. O Centro Pop oferta serviços como acesso a documentação civil, apoio psicossocial, abordagem individual ou em grupo, estímulo de convívio familiar, acompanhamento social e psicológico e mapeamento e abordagem nas ruas, praças e avenidas do município.

O serviço chegou à cidade em 2013, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS). Diariamente, acontecem buscas ativas, realizadas pela equipe do programa, composta por educador social, motorista, orientador social, coordenação, assistente social e psicólogo. O mapeamento tem como finalidade quantificar, observar os locais por onde transitam, verificar as atividades que realizam e conhecer o perfil e as particularidades dessa população, para que sejam traçadas estratégias para o atendimento.

Decreto – De acordo com o Decreto Presidencial n° 7.053, de 23 de dezembro de 2009, é considerada população em situação de rua o grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente.

O atendimento prestado pelo Centro Pop é diurno, não pode ser caracterizado como abrigo e visa melhorar a vida desses usuários através do incentivo à busca da independência das políticas públicas.