O Avante negocia a filiação do prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, que atualmente está no PL. As conversas foram intensificadas esta semana após o ingresso do prefeito de Santa Cruz Cabrália, Angelo Santos, ex-PSD, à sigla comandada na Bahia pelo ex-deputado federal Ronaldo Carletto.

Caso confirme a filiação ao Avante, Jânio Natal também estaria dando um passo largo rumo à base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que atua para fortalecer o partido de Carletto desde que o ex-deputado deixou o PP, após perder a disputa interna pelo comando do ninho pepista para o deputado federal Mário Negromonte Júnior.

Nesta semana, o prefeito de Porto Seguro fez um gesto de sinalização em apoio ao governo, ao nomear a petista Livia Bittencourt para o comando da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do município. Um dos emissários que tem feito a ponte entre Jânio e Jerônimo é o deputado estadual Raimundinho da JR, outro que cogita trocar o PL pelo Avante assim que houver janela partidária.

“Acho que isso pode acontecer sim, o apoio de Jânio a Jerônimo, e vice-versa. Mas no momento o prefeito tem que se preocupar em trabalhar, em ter essa relação institucional para que Porto Seguro possa se desenvolver ainda mais. Não tenho dúvidas de que Jânio vai ser reeleito”, disse Raimundinho da JR ao Toda Bahia.

Vale frisar que o presidente do PL na Bahia, João Roma, vem apostando as fichas em Jânio Natal na disputa pela reeleição. O Toda Bahia apurou, no entanto, que a legenda já tem um plano B caso o prefeito migre para o Avante: tentar convencer a ex-secretária de Saúde de Porto Seguro, Raissa Soares, que foi postulante ao Senado em 2022, a disputar o pleito.

Jânio Natal, no entanto, tem dito que pretende continuar onde está, apesar da boa relação com o Avante, tanto na Bahia quanto nacionalmente. “Estou muito bem atendido no PL, tenho um excelente relacionamento com os presidentes nacional e estadual. É um partido que eu tenho um carinho todo especial”, assegurou.

Durante o evento de filiação do prefeito de Santa Cruz Cabrália, que aconteceu na última sexta-feira (02), Ronaldo Carletto, disse que o partido está marcando uma nova história no país e na Bahia. Segundo ele, Agnelo foi o 45º gestor municipal a se filiar na legenda. Ele afirmou que a sigla já conta com cinco deputados estaduais e dois federais, o que não ocorre na prática, ou seja, o dirigente já está computando adesões futuras.

O Avante tem hoje na Bahia apenas um deputado federal, que é Pastor Sargento Isidódio. Na Assembleia Legislativa, o partido deverá ter o ingresso de pelo menos dois deputados estaduais que hoje estão no PP – Nelson Leal e Felipe Duarte, apoiadores de Carletto.