As três viaturas blindadas da Polícia Federal (PF) que foram enviadas à Bahia para reforçar o combate ao crime organizado chegaram em Salvador na manhã desta última sexta-feira (22). A TV Bahia informa que os veículos foram transportados em um navio da Marinha, que saiu do porto do Rio de Janeiro na segunda-feira (18) e desembarcou no porto da capital baiana dia (22).

A operação para a retirada dos veículos de dentro da embarcação começou por volta das 13h10. Informações apuradas pela TV Bahia indicam que dois deles são viaturas tradicionais da PF e o terceiro é maior, conhecido como “Scorpio”.

Semelhante ao “Caveirão” utilizado em grandes operações no estado do Rio de Janeiro, o “Scorpio” tem capacidade para 11 ocupantes e foi fabricado nos Emirados Árabes Unidos.

Os blindados são resistentes a ataques com armas de fogo, inclusive de grosso calibre. Além disso, propiciam uma atuação mais rápida e eficiente em localidades que veículos tradicionais têm dificuldades de acesso. Não se sabe quando as viaturas entram em operação.

Os veículos foram transportados em um dos maiores navios da Marinha Brasileira, o aeródromo multi propósito. A viagem do Rio de Janeiro para a Bahia durou quatro dias e foi acompanhada por agentes da Polícia Federal, para garantir segurança das viaturas.

Ainda de acordo com Flávio, o envio dos veículos, que são utilizados por outras superintendências regionais, já estava na programação da corporação. “As viaturas estavam definidas para reforçar o nosso trabalho. Não se trata de uma medida nova. Outros estados têm os seus blindados e, agora, a Bahia está sendo contemplada”, detalhou.

Com este reforço, a PF baiana passará a atuar com cinco blindados nas operações da força-tarefa de segurança no combate ao crime organizado. Uma força de segurança que reúne as polícias, Civil, Militar e Federal atua com 400 homens no estado, desde o mês passado.