Um dos bairros mais populosos do município, o Teotônio Vilela, na Zona Oeste de Ilhéus, vem recebendo uma série de obras e serviços capazes de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade local. O prefeito em exercício Carlos Machado (Cacá) reitera que a proposta é que as equipes das secretarias de Serviços Urbanos (Secsurb) e Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra) atuem em diversas frentes de trabalho.

“Nesta nova fase, não queremos apenas executar serviços de manutenção, mas, sim, intervenções capazes de modificar o visual da localidade e o dia a dia dos moradores do bairro. Para isso, queremos estar próximos da comunidade, solicitando, inclusive, o seu apoio para nos ajudar a conservar todas as melhorias que já estão sendo promovidas pelo governo municipal”, comenta Carlos Machado.

Os serviços de recuperação de ruas e avenidas do bairro Teotônio Vilela, por exemplo, já começaram. De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Derneval Furtunato, no momento, um importante trabalho de recapeamento asfáltico beneficia a rua Pitágoras. Já a via onde está localizado o Colégio Estadual Fábio Araripe está sendo preparada para receber revitalização asfáltica.

Limpeza de canais – Outra ação fundamental para a população do Teotônio Vilela também já começou: a limpeza e desobstrução dos canais de drenagem pluvial do bairro. O trabalho, que inclui a roçagem das laterais dos canais, teve início na rua São Jorge, no Loteamento Del Rey. Para agilizar a ação, as equipes da Secsurb contam com 13 operários, uma escavadeira hidráulica e quatro caçambas.

César Benevides enfatiza que o principal objetivo da ação é evitar a ocorrência de inundações, o que causa sérios transtornos para a comunidade. O secretário informa que a escavadeira hidráulica faz a remoção da maior parte do barro e da lama. Já os operários realizam a limpeza fina das valetas. “Vale ressaltar que, logo depois da limpeza e da desobstrução deste canal, faremos o cascalhamento da rua São Jorge, oferecendo mais dignidade para os moradores”, adianta.

O secretário César Benevides reitera que os demais serviços de melhoria que vêm sendo executados no Teotônio Vilela seguem em bom ritmo. Segundo ele, as ações abrangem remoção de entulhos, serviços de terraplanagem, revisão no sistema de iluminação pública, limpeza geral, roçagem, capinagem, retirada de entulhos, pintura de meios-fios, poda de árvores e remoção de veículos abandonados.

Por meio da Secsurb, estão sendo feitas intervenções no sistema de iluminação pública. “Além de uma grande revisão, já iniciamos a instalação de 30 novos braços com luminárias em postes que se encontram sem qualquer iluminação”, reafirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, César Benevides.

Habitação – O bairro Teotônio Vilela foi um dos beneficiados com a construção de 656 unidades habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida. As obras no local estão mais de 50% concluídas. O Conjunto Habitacional Vilela tem previsão de ser entregue aos beneficiários do programa social em 2017.