O vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão, prestigiou na noite da última terça-feira (16) o lançamento do Carnaval Ouro Negro, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador. Sob o tema “50 anos dos blocos afro. Nossa energia é ancestral”, o evento reuniu deputados e autoridades do governo baiano.
Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e do vice-governador Geraldo Júnior, Bebeto destacou a importância do fomento às diversas manifestações culturais.
“Os blocos afro, mais do que desfilarem no carnaval, são espaços de educação, cultura, afirmação da identidade, memória e ancestralidade. Além de apoiá-los, o Governo do Estado decidiu que após os festejos se reunirá com os seus respectivos representantes para estabelecer parcerias e alavancar os projetos”.
Na ocasião, Bebeto solicitou ao secretário Bruno Monteiro apoio para os blocos afro de Ilhéus, município que depois de Salvador concentra número significativo de blocos organizados, com trabalhos sociais e forte luta do movimento negro pela promoção da igualdade.
“Destaco ainda a importante conquista alcançada pela capoeira, com o Oscar da Capoeira concedido ao querido amigo Tonho Matéria”, completou. Nesta edição, o Estado dobrou para R$ 15 milhões o valor destinado aos grupos de matrizes africanas e formados por povos tradicionais. O investimento é o maior da história do edital.