Enorme surpresa no Mundial de atletismo de Londres. Usain Bolt não venceu os 100 metros, falhando na conquista do seu quarto título de campeão mundial, que agora vai para as mãos de Justin Gatlin (9.92). O norte-americano, aos 35 anos, surpreendeu tudo e todos e derrotou o grande candidato (9.95), que acabou por levar para casa apenas o bronze, suplantado também pelo americano Christian Coleman (9.94). Galtin foi vaiado por ter estragado a festa de campeão jamaicano.

Bolt cumpriu a sua ‘tradição’ de arrancar mal, mas desta vez a sua velocidade de ponta não chegou para suplentar a concorrência do veterano Gatlin e do jovem Coleman, que sai de Londres como um dos possíveis grandes nomes para o futuro, que vai ficar ‘órfão’ do jamaicano, que como se sabe vai se aposentar do atletismo depois do Mundial de Londres.

Quanto a Gatlin, volta a ganhar um título mundial nos 100 metros doze anos depois da sua até então única conquista. Foi em 2005, em Helsínquia, com 9.88 segundos, numa final na qual o português Francis Obikwelu foi quarto, com 10.07. (Record -PT)