A localidade rural de Itariri é referência na agricultura familiar em Ilhéus. Neste final de semana, o empreendedor e candidato a prefeito pela Coligação Avança Ilhéus, Cacá Colchões, visitou a comunidade e foi recebido por lideranças da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da região. Ao lado do vice, Rodrigo Cardoso, Cacá ouviu as principais reivindicações de produtores e debateu propostas de melhoria para o fomento ao pequeno agricultor.
Presidente da associação, Domingos Souza, destaca o apoio recebido de Cacá e a parceria construída a partir da implantação, há dois anos, em Ilhéus, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Inicialmente 62 agricultores foram cadastrados para comercializar sua produção com o governo. Mas a partir de setembro deste ano o programa vai atingir a marca de 900 famílias beneficiadas, incluindo pescadores e indígenas, movimentando recursos da ordem de cinco milhões de reais destinados a pequenos produtores da zona rural do município.
Para avançar no fortalecimento ao setor produtivo no campo, Cacá defende a aquisição de novos equipamentos que facilitem o escoamento dos produtos rurais cultivados na região. Durante o encontro Cacá falou sobre a importância de uma Secretaria de Agricultura e Pesca cada vez mais forte, funcionando como elo entre produtor e governo.
Benefícios ampliados – Segundo Cacá, o objetivo com as suas propostas é atingir aproximadamente três mil famílias com projetos voltados para programas de revitalização do campo. Além disso, Ilhéus vai avançar no interior com a entrega de novas escolas e reformas das já existentes, melhoria no serviço de saúde dos distritos, recuperação de estradas e investimento na qualidade de vida dos moradores, gerando emprego e renda no interior.
Ainda no final de semana, Cacá Colchões visitou a comunidade indígena Tupinambá, Aldeia Tukum, onde moram aproximadamente 60 famílias. Na Capela Nossa Senhora Rainha da Paz, em Águas de Olivença, o candidato participou uma missa. Já no Acuípe, Cacá foi recebido por artistas integrantes do projeto Retalhos Criativos.