Uma pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (25) aponta que os atuais deputados federais e senadores registraram melhor avaliação popular nesta reta final de legislatura e que há uma maior satisfação de eleitores de Jair Bolsonaro (PL) com o desempenho do Congresso.

Eleitos na onda antipolítica de 2018, os 594 parlamentares têm o trabalho aprovado por 20% da população diz o instituto, contra rejeição de 26%. Na última pesquisa, feita há cinco meses, o índice de ótimo e bom era de apenas 12% e o de ruim e péssimo, 39%.

Quando os dados são estratificados por quem votou em Bolsonaro no segundo turno das eleições, a satisfação com o atual Congresso é maior: 24%. Já entre quem declarou ter votado em Luiz Inácio Lula da Silva (PT), há o cenário inverso, a visão simpática sobre o desempenho dos atuais congressistas é numericamente menor do que a média geral, ficando em 18%.

A atual pesquisa foi realizada em 19 e 20 de dezembro, com 2.026 eleitores de 126 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.