Na noite desta 4ª feira, 06/05, foram aprovados pelo parlamento ilheense, dois projetos importantes de autoria do vereador Cosme Araújo (PDT). O PL nº 058/2014 institui no município de Ilhéus o fornecimento gratuito pelo executivo e uso obrigatório de Equipamento de Proteção Individual por parte dos trabalhadores da limpeza urbana, em consonância com o dispositivo NR6.

Já o PL nº 060/2014 dispõe sobre a obrigatoriedade da caracterização e segregação dos resíduos dos serviços de saúde, conhecido como lixo hospitalar.

De acordo com o vereador Cosme Araújo, ambos os projetos são importantíssimos para o servidor municipal, bem como para a saúde pública. “O EPI é uma recomendação da própria legislação e contemplará, agora de forma eficaz, aqueles que vinham prestando os seus serviços para o município sem nenhum amparo. Já o projeto sobre o lixo hospitalar é uma medida extremamente importante, pois os hospitais públicos e privados, postos de saúde, clinicas médicas, odontológicas, veterinárias e farmácias, obrigadas a efetuarem o trabalho de caracterização de todo lixo produzido”, orienta Araújo.

De acordo com o vereador, o lixo deve ser separado para coleta na seguinte conformidade de material: infectante, de uso comum, de farmácia, de nutrição, de embalagem, de radioterapia e outros. “Sabemos que são extremamente graves os problemas de infecção hospitalar ou de transmissão de doenças disseminadas pelo lixo hospitalar, e o objetivo desse projeto é prevenir a ocorrência de enfermidades, sejam em funcionários e pacientes desses estabelecimentos de saúde, ou na população em geral”, finaliza Cosme Araújo.