Um projeto está sendo preparado na Câmara Municipal de Ilhéus que revogaria uma lei anterior do próprio legislativo, reduzindo assim o número de vereadores de 19 para 13, já no próximo pleito.

Autor ou autores do projeto, ainda não identificados, sentido o vergonhoso desgaste da casa e a possível dificuldade de reeleição, acreditam que a redução possa facilitar suas permanências na aproxima legislatura. As negociações já começaram e envolve vereadores do PP, PT e PMN.

O projeto para tramitar deve ser protocolado entre dezembro e março/2016. Precisa de 1/3 para ser protocolado e 2/3 para ser aprovado, em duas votações num interstício de 10 dias.

A Constituição Federal prevê e permite uma nova composição da Câmara Municipal de Ilhéus, que deve ser observado o limite mínimo e máximo. Combinado com o Art. 29/CF, a Câmara de Ilhéus pode ser composta entre 13 e 21 vereadores, considerando o número de habitantes.

O Jornal do Radialista consultando dois vereadores governistas, eles confirmam sobre este projeto, mas, defenderam a permanência das 19 vagas, justificando que com esse número de vagas o município tem uma representatividade maior.