A Câmara Municipal de Salvador aprovou na sessão desta segunda-feira, 10, projeto de lei de autoria do vereador Hilton Coelho (PSOL) que obriga livrarias e bibliotecas privadas, localizadas no município, a valorizarem a produção literária regional por meio da disponibilização de espaço reservado e identificado de forma destacada para livros de autoras e autores baianos.

“A aprovação do projeto é uma conquista para a Bahia. Consideramos a literatura como um dos elementos de construção do pensamento social, ao mesmo tempo em que as vivências e leitura de mundo dos indivíduos precedem a leitura da palavra. Assim, propiciar a interação entre o autor e o público é um dos instrumentos de incentivo a leitura e à produção literária. Esperamos a sanção e a regulamentação da lei o mais breve possível pelo Poder Executivo”, opina Hilton Coelho.

O legislador, “a existência legal de reserva de espaço, em lugar de destaque, no interior das livrarias e bibliotecas, influenciará no contato com os livros e também agregará valor simbólico maior à nossa literatura. A literatura de uma cidade, de um Estado, traz muito do universo que circunda tais espaços, sendo comunicante da identidade cultural de um povo e de demais aspectos que formam sua cultura”.

Hilton Coelho declara-se feliz com a aprovação do projeto de lei que considera importante como mecanismo de valorização da cultura local. “Buscamos a valorização da literatura regional. A Bahia é profícua em grandes autores, entretanto, é necessário valorizar os novos talentos garantindo-lhes visibilidade em livrarias e bibliotecas. Isto oportunizará que obras pouco conhecidas se tornem mais acessíveis. A literatura é uma forma de consolidar nossa identidade cultural e valorizar as escritoras e escritores”, conclui.