Em 2024, é celebrado os 60 anos de mobilização da Campanha da Fraternidade em todo o Brasil. A abertura oficial ocorre na Quarta-Feira de Cinzas, em Ilhéus os materiais desta campanha, como o texto-base, o cartaz e outros subsídios já estão disponíveis para aquisição no site: campanhas.cnbb.org.br

CF2024: “Refletir e aprofundar a necessidade de acolher o diferente”

CNBB lança cartaz e oração da Campanha da Fraternidade 2024


O convite é refletir sobre “Fraternidade e Amizade Social”, um tema inspirado na Fratelli Tutti, do Papa Francisco. Segundo o Cardeal Steiner, “a amizade social tem como pano de fundo a fraternidade, esse respeito, essa convivência harmônica na diferença; essa confiança que nós temos nas pessoas, esse espaço onde podemos dialogar, onde podemos dizer o que sentimos, podemos partilhar as nossas aflições. A amizade, ela acolhe, reconcilia, a amizade sempre de novo fortalece, encaminha a vida.

FONTE: CNBB.

COMO SURGIU A CF

Em 1961, três padres, responsáveis pela Cáritas no Brasil, idealizaram uma campanha com o objetivo de levantar fundos para assistir aos pobres. Deram a esta ideia o nome de Campanha da Fraternidade, que foi realizada pela primeira vez na Quaresma de 1962, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

A ideia funcionou tão bem que, no ano seguinte, dezesseis dioceses do Nordeste realizaram a Campanha da Fraternidade. E em 1964, foi lançada a Campanha da Fraternidade a nível nacional pela CNBB com o tema: “Igreja em Renovação”.

A Campanha da Fraternidade nasce no contexto do Concílio Vaticano II, que iniciou um tempo de renovação na pastoral da Igreja. Por isso a Campanha da Fraternidade, que acontece sempre no período quaresmal, é um grande convite a nos convertermos para a prática da justiça social, da solidariedade, da partilha e do amor ao próximo.

Para cada ano, a Igreja no Brasil escolhe um tema para ser refletido na Campanha da Fraternidade e transformado em ação concreta de solidariedade. Gestos que podem transformar realidades de dor e sofrimento em possibilidade de esperança. Por isso, a Campanha da Fraternidade é o diálogo da Igreja com a sociedade, pois todos os cristãos devem ser sal da terra e luz do mundo.

Na verdade, a Fraternidade deveria ser algo comum entre aqueles que acolheram o Evangelho e seguem a Cristo. Por isso, se há a necessidade de fazer uma Campanha para que a Fraternidade seja vivida, é por que necessitamos de uma profunda conversão, mudança do coração. Por isso, a CF acontece durante o período quaresmal, quando nos preparamos para viver a vida nova em Cristo Ressuscitado que faz novas todas as coisas, principalmente a força do amor em nossos corações.

FONTE: PORTAL A12.