Aconteceu, na manhã desta quarta-feira, 18, a audiência pública de abertura da campanha, definida como histórica, do Plano de Metas Participativo para o exercício 2017-2020 do município. O encontro reuniu convidados especialistas, lideranças populares e a comunidade, no Plenário da Câmara Municipal, sob a coordenação do Comitê Estratégico Ilhéus Sustentável (CIES), colegiado responsável pela elaboração, discussão e monitoramento do Plano de Metas da Gestão. Durante a reunião, foi aberto espaço para pronunciamentos de representantes ligados aos poderes Executivo e Legislativo e à sociedade civil. As audiências públicas para debater o Plano de Metas devem ser encerradas no dia 5 de dezembro.

A todo, cerca de 66 representantes integrarão o comitê com o objetivo de elaborar um plano que promova participação, transparência e ampla corresponsabilização social em relação à execução de políticas públicas. Este documento consolida as propostas de campanha e apresenta os principais compromissos da administração municipal com a melhoria dos equipamentos e serviços públicos oferecidos à população. Segundo cronograma estabelecido pela Controladoria Geral do Município (CGM), o comitê vai realizar oito encontros temáticos e mais uma audiência pública.

Os próximos encontros serão em forma de ciclos temáticos, quando cidadãos e cidadãs de qualquer segmento social e entidades locais poderão participar ativamente da escolha dos indicadores selecionados pela gestão municipal. São ideias e sugestões que vão definir as políticas públicas norteadas pelo Programa Cidades Sustentáveis, ao qual o município aderiu em 2017, a partir dos objetivos, metas e ações já definidos no Plano Plurianual 2018-2021. O primeiro encontro vai ocorrer no dia 1º de agosto e Educação será o tema a ser abordado.

Debates seguem – No dia 16/8 – Saúde; dia 29 de agosto – Desenvolvimento Social; dia 2 de setembro – Cultura; Dia 26 de setembro – Infraestrutura, Transporte, Trânsito e Defesa Civil; dia 10 de outubro – Desenvolvimento Sustentável e Serviços Urbanos e Maramata; dia 24 de outubro – Agricultura, Pesca, Indústria, Comércio, Turismo e Esporte; dia 04 de novembro – Planejamento, Governo, Administração, Finanças, Comunicação, Jurídico, Controle Interno e Relações Institucionais.