A cordialidade e a defesa unânime dos votos em candidatos locais foram a tônica do Momento Político promovido pela Faculdade de Ilhéus, na noite de segunda-feira, 17, entre os postulantes ao mandato de deputado estadual. Participaram do evento, realizado no auditório da sede da instituição, Carlos Machado Cacá Colchões (PP), Dimitri Arraes Adami (MDB), Luca Lima (Patriota) e Paulo Roberto Cipá (PCdoB), além de centenas de estudantes.

Também foram convidados os candidatos Pedro Tavares – que confirmou presença e não compareceu, Ângela Sousa – que justificou a ausência – e Edivaldo Oliveira de Almeida, que não confirmou participação no prazo estabelecido pela Instituição. O Momento Político, organizado pelo colegiado do curso de Direito, foi mediado pelo professor Amarildo José Morett, que acompanhou o sorteio dos temas e as perguntas, muitas delas elaboradas pelos próprios alunos da Faculdade.

Inicialmente, os candidatos presentes fizeram suas apresentações. Dois deles, Luca Lima e Dimitri Adami, ressaltaram que nunca tiveram experiência em mandatos eletivos. Luca, 46 anos, declarou ser agricultor e diretor de clínicas de reabilitação de dependentes químicos. Aos 33 anos, Dimitri é servidor público no Banco do Brasil, e Paulo Cipá, 63 anos, auditor federal aposentado, exerceu mandato de vereador entre 1993 e 1996. Cacá Colchões, 40 anos, falou da vocação para o comércio, que recebeu 17 mil votos como candidato a deputado federal e exerceu o cargo de vice-prefeito, de 2013 a 2016.

Os candidatos responderam a questões previamente formuladas nas áreas de fiscalização do poder executivo, educação, saúde, cultura, turismo, educação, meio ambiente e transporte. Antes de responder às perguntas, a maioria dos candidatos lamentou a ausência de seus adversários no espaço aberto pela Faculdade de Ilhéus para a exposição de propostas políticas.

A segurança pública figurou entre as maiores preocupações dos candidatos à Assembleia Legislativa diante do fato de a Bahia ser apontada como um dos estados mais violentos do País. Os problemas na saúde pública foram abordados com semelhante preocupação. Dois dos candidatos, Luca Lima e Cacá Colchões, reafirmaram compromisso com a luta pela reabertura do Hospital Geral Luiz Viana Filho, localizado no bairro da Conquista.

O candidato Dimitri Adami insistiu no voto local para deputado estadual porque a cidade precisa de força e representação política. Luca Lima disse que tem compromisso também com a educação, cuja ferramenta é a principal responsável pelo desenvolvimento do Estado e do País. Cacá Colchões prometeu lutar para reformular o sistema de acesso às Universidades, principalmente a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) que, conforme protestou, prioriza o acesso a estudantes de outros estados e regiões, e citou o exemplo do curso de Medicina que de 40 alunos, apenas três são do Sul da Bahia.

Paulo Roberto Cipá se comprometeu com a criação de uma secretaria de desenvolvimento econômico para o interior e de um conselho de fiscalização de engenharia, como mecanismo de combate à corrupção. Ao final, todos agradeceram a postura democrática e de incentivo à participação política demonstrada pelos gestores da Faculdade de Ilhéus.