Dez candidatos ao cargo de deputado federal nas eleições deste ano participaram do Momento Político, evento promovido pela Faculdade de Ilhéus, na noite dessa terça-feira, 18, para a apresentação de suas propostas. Na segunda-feira, 17, o encontro foi realizado com os postulantes ao mandato de deputado estadual, cujo domicílio eleitoral é o município de Ilhéus.

O Auditório Professora Adélia Melo ficou lotado durante a apresentação dos candidatos a deputado federal, Cosme Araújo (PDT), Cacique Ramon Tupinanbá (Rede), Diran Filho (Patriota), Fabiano Resende (PMN), Hernani Sá (MDB), Itamar Alves (PSOL), João Barros (PSL), Josias Gomes (PT), Lu Cerqueira (PSDB) e Luiz Uaquim (MDB).

Novamente, foram abordadas questões referentes à saúde, educação, meio ambiente, transporte, segurança pública, cultura, turismo, habitação, fiscalização do poder executivo e projetos específicos para a região do cacau.

O advogado João Barros falou de sua militância na área ambiental e demonstrou descrença na atual estrutura de poder no país. Também advogado, Cosme Araújo destacou que exerceu quatro mandatos de vereador sem a ocorrência de fatos que maculem sua carreira e defendeu a representatividade política do município no Congresso Nacional.

Diran Filho, advogado e professor, disse que se candidatou por considerar necessária a renovação dos quadros políticos no país. Único parlamentar em exercício do mandato, o deputado federal Josias Gomes defendeu um trabalho em prol de investimentos na educação e na saúde, e criticou os índices da educação básica em relação à Bahia, recentemente divulgados pelo Governo Federal.

Por sua vez, o arquiteto e agricultor Luiz Uaquim falou de sua vida profissional na cidade e da militância no segmento dos produtores rurais e criticou a educação e a saúde pública na Bahia. O Cacique Ramon Tupinanbá disse que estreia na política e ressaltou o compromisso de um eventual mandato com grupos minoritários da sociedade, a exemplo dos indígenas e quilombolas.

O candidato Itamar Alves afirmou que, embora não possua experiência acadêmica, luta pelo mandato de deputado federal em virtude de compromissos com a população da periferia das cidades e contra a corrupção. O advogado Fabiano Resende se comprometeu com a efetiva fiscalização do Poder Executivo e com a implementação de mecanismo pela democracia direta.

Também advogado, Hernani Sá disse que, se eleito, defenderá os princípios da administração pública como forma de fiscalização dos atos do Poder Executivo. E a advogada e bacharela em Turismo, Lu Cerqueira, evidenciou o compromisso com todas as bandeiras pela valorização das mulheres, pelo turismo e pela cultura.