Governar a cidade com transparência e responsabilidade, ouvindo cada cidadão para reconstruir uma Ilhéus melhor, com mais oportunidades, desenvolvimento e geração de emprego e onde os cidadãos tenham assegurados os direitos a uma saúde melhor, segurança, uma educação de qualidade, o respeito a acessibilidade e com mais opções de lazer e cultura, habitação digna e com um sistema de transporte eficiente. Essas foram algumas das propostas apresentadas pela candidata a prefeita de Ilhéus pelo Partido dos Trabalhadores, Professora Carmelita, durante a Mesa Redonda de Propostas realizada na noite desta quarta-feira, promovida pela Faculdade de Ilhéus.

Em sua participação no evento, Professora Carmelita apresentou propostas concretas e viáveis para a questão da habitação, com a construção de novas moradias e da implantação do Fundo de Habitação, para o transporte, reorganizando o sistema viário e assegurando a acessibilidade, e segurança, com a utilização maior da guarda civil municipal e na parceria com o Governo Estadual. Professora Carmelita também defendeu propostas para as questões do abastecimento da água e do meio ambiente, o fomento à economia criativa como forma de impulsionar o comércio e o turismo, reorganizar e modernizar a gestão da saúde, assegurar um novo conceito para a educação, dar uma nova visão da cultura e criar os Centros Integrados de Educação e Convivência.

No tocante específico à educação, Professora Carmelita adiantou que vai criar um novo conceito administrativo nessa área, com mais democracia e participação dos trabalhadores e das comunidades. Aliado a isso, ela garantiu que vai abrir as escolas para a convivência comunitária, irá reformar as unidades existentes, construir novas para acabar com as improvisadas em imóveis alugados e inadequados e desta forma suprir a carência existente há 20 anos. Vai também construir creches em tempo integral nos bairros e distritos mais populosos, implantar o Plano Municipal de Educação, discutirndo com os trabalhadores, e acabar a falta de servidores com a convocação de concursados, além de levar arte e cultura às escolas.

Professora Carmelita também adiantou que no seu governo dará uma atenção especial para os moradores do campo, garantindo uma melhor qualidade de vida, investimentos na agricultura familiar, melhorias das estradas, programas de geração de emprego e renda, água tratada, opções de esportes e lazer, mais saúde e uma educação de qualidade. O mais importante, segundo a candidata a prefeita, é que fará um governo democrático e participativo, ouvindo cada cidadão, para que eles possam expor suas dificuldades, além de propor e definir juntos o que será prioridade.