O ‘Caruru dos 7 Poetas’ chega à sua 11ª edição com realização da secretaria municipal de Cultura e Turismo, a partir das 15h, amanhã (24), em Cachoeira (120 km de Salvador) como mais um projeto da ONG Casa de Barro. O projeto une literatura à tradição cultural e religiosa baiana do caruru em louvor aos Ibejis da tradição afro-brasileira e aos santos católicos São Cosme e São Damião.

Além dessas manifestações culturais e religiosas, o encontro terá récita pública de versos, performances artísticas, exposição e vendas de livros. Os poetas participantes são: Vânia Melo, Vladimir Queiroz, Vladimir Cazé, Sandro Ornelas, Fábio Haendel, Clarice Marcon e Camillo César Alvarenga. A programação começa com a atração infantil do grupo Pé de Moleca. Às 18h tem o grupo de dança Ébano com a coreógrafa Romélia Lima, seguido do Recital dos 7 Poetas, às 19h. O roteiro se encerra, às 22h, com o grupo Coro de Cor. Durante todo o período, acontece quermesse de livros, artes, artesanato e gastronomia.

SISTEMA de PARCERIAS – Neste ano, a iniciativa conta com apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), que cedeu a sua casa para residência artística. “Desenvolvemos sistema de parcerias com prefeituras para ações culturais como essas, mas também para obras de restauração e orientações técnicas em diversos municípios baianos”, explica o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira. Segundo ele, Cachoeira tem muitas ações com o IPAC como a restauração de dezenas de imóveis e das orlas fluviais de São Félix e Cachoeira. “O Instituto também já tombou e registrou como Bens Culturais da Bahia mais de dez terreiros de candomblé, lançando livro e documentário sobre o tema”, completa João Carlos.

Para o Secretário de Cultura de Cachoeira, André Reis, a parceria entre IPAC e prefeitura fortalece o papel de ambas instâncias para o fomento e a produção cultural a partir das ações de residências artísticas, intercâmbio cultural e promoção e valorização da cultura de matriz africana. “O IPAC fez várias parcerias com a prefeitura, como residências artísticas para os grupos teatrais ‘Vila Vox’ (espetáculo ‘O Castelo da Torre’), intercâmbio entre Brasil e Gana com a comitiva da Universidade de Gana e o percursionista Morton, da comunidade de Tabom, Gana”, cita Reis. Os escritores do Caruru dos 7 Poetas também estão hospedados na casa do IPAC.

ALEMANHA e ÁUSTRIA – O IPAC fez parceria ainda com a Fundação Cultural do Estado e o Goethe Institut Salvador, quando hospedou em Cachoeira o crítico, jornalista, curador, escritor e ensaísta alemão, Diedrich Diederichsen. Ele reside em Berlim (Alemanha) e Viena (Áustria), e atua ainda como professor de estudos culturais.

Ao pesquisador alemão, o IPAC apoiou com hospedagem, lista de terreiros de candomblé, sugestão de guia municipal e reunião com a gerência de Patrimônio Imaterial (Geima) do instituto. A ideia é dar continuidade com essa parceria para mais 20 artistas e pesquisadores alemães, brasileiros e internacionais a cada ano. Fique informado sobre os projetos, restaurações, museus, programas e parcerias do IPAC no site www.ipac.ba.gov.br, facebook ‘Ipacba Patrimônio’, twitter ‘@ipac_ba’ e instagram ‘@ipac.patrimonio.

Serviço:
O Quê: Caruru dos 7 Poetas
Quando: 24 de setembro (amanhã), a partir das 15h
Onde: Largo d’Ajuda / Cachoeira – BA
Ingresso: Gratuito

Fotos em BAIXA resolução ANEXAS.
Crédito FOTOS obrigatório (Lei nº 9610/98): Elias Mascarenhas e Lázaro Menezes

Assessoria de Comunicação – IPAC, em 23.09.2016
Jornalista responsável Geraldo Aragão (DRT-BA nº 1498)
(71) 99110-5099, 3117-6490, 3116-6673
Coordenação de Jornalismo e Edição: Marco Cerqueira (DRT-BA nº 1851)
(71) 98234-9940
Texto-base e entrevistas: Cecília Oliveira (estagiário de jornalismo)
ascom.ipac@ipac.ba.gov.br – www.ipac.ba.gov.br
facebook: Ipacba Patrimônio
twitter: @ipac_ba – instagram: ipac.patrimonio