A reunião pública do Conselho de Consumidores de energia elétrica da Coelba foi realizada na noite da última quinta-feira (27), na sede da Associação Comercial de Ilhéus, na Praça J.J Seabra, no centro da cidade. O presidente do Conselho, Max Rodrigues, abriu a reunião explicando um pouco do papel do Conselho e da importância de estreitar o relacionamento com as diversas classes de consumidores. Em seguida abriu espaço para perguntas e manifestações do público presente.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus, Clóvis Júnior, foi o primeiro a se manifestar reclamando do fornecimento irregular de energia elétrica no município. “As quedas de energia são constantes. Aqui no centro, onde se concentram muitas lojas, ficar sem energia, várias vezes num mesmo dia, traz um prejuízo enorme pra todo mundo. Nós comerciantes, queremos entender por quê isso tem acontecido e o que pode ser feito pra melhorar essa situação”, questionou.

O secretário executivo e representante da COELBA no Conselho, Moacyr Pina, falou que esta situação vai melhorar à medida que os novos investimentos previstos forem feitos. “O grupo Neoenergia vem aumentando o valor investido anualmente aqui no município. Só pra vocês terem uma ideia, em 2016 investimos 16,3 milhões de reais e este ano vamos investir 18 milhões, com isso vamos aperfeiçoar e ampliar a capacidade de fornecimento de energia elétrica em Ilhéus e essas quedas tendem a diminuir”, explicou.

Representantes de sindicatos e outras entidades de classe presentes reclamaram do desligamento de energia sem aviso prévio; da falta de agilidade nos serviços; de problemas de retirada de segunda via de contas no site; do atendimento; da falta de controle da central que recebe as reclamações, entre outras.

Duas pessoas foram escolhidas como “interlocutores regionais” para levarem as demandas do município para o Conselho e solicitar a interferência dele quando necessário. Os voluntários são Gentil Pires, representante do Sindicato das Indústrias e Libério Menezes, diretor da Associação Comercial de Ilhéus.