“O que se quer é algo natural: dar o primeiro atendimento digno ao morador de rua em nossa cidade”. Com estas palavras, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Soane Galvão, garante que as atividades do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), não só voltou a servir duas refeições diárias: café da manhã e almoço, que estavam suspensas, como também dispõe de uma área para o morador de rua tomar banho, escovar os dentes, lavar e secar as roupas. Em breve, o Centro Pop vai ampliar as atividades do espaço com a oferta de oficinas e outros trabalhos, visando a reinserção dessas pessoas no mercado de trabalho.

Localizado à Avenida Candeias, no bairro da Conquista, o Centro Pop tem uma média de 30 atendimentos por dia, entre segunda e sexta-feira, das 08 às 17 horas. O programa faz parte da rede de proteção do município e conta com equipe técnica especializada, com 10 profissionais envolvidos, entre eles, o coordenador de abordagem, com formação superior na área de Serviço Social. Quando necessário, há o direcionamento para os órgãos de saúde, casas de recuperação para usuários de drogas, bem como o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) para a obtenção de documentos.

Responsável pela coordenação geral do Centro Pop, Daniella Hoisel, afirma que: “o Centro Pop auxilia também a população de rua com o acompanhamento psicológico e o possível retorno às famílias e cidades de origem”. Segundo Hoisel, há uma triagem de quem pode sair da rua. Ela ressalta ainda que, com a chegada do verão, com pessoas vindo de outras cidades e países, este número de atendimento aumenta, mas o Centro está preparado para atender a esta demanda.

A respeito do boato sobre o fechamento do Centro Pop, a secretária Soane Galvão, foi enfática: “estamos efetivando um trabalho para corresponder ao que a comunidade espera”.