A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC – do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA receberá dos produtores de cacau, até o dia 08 de julho de 2016 amostras de amêndoas de cacau fermentado e seco, representando as origens genéticas e geográficas de suas regiões, para participar da seleção do Cacau de Excelência que ficará em exposição no stand da CEPLAC durante o VIII FESTIVAL INTERNACIONAL DO CHOCOLATE E CACAU DA BAHIA que ocorrerá de 21 a 24 de julho de 2016 no Centro de Convenções de Ilhéus.
O objetivo da seleção desse concurso é promover origens de cacau de alta qualidade, durante o evento que contará com a participação de todos os seguimentos da cadeia produtiva do cacau e do chocolate. Cada produtor pode se inscrever com 1 (uma) amostra 3,0 kg (três quilos) de amêndoas, acondicionados em embalagem devidamente identificada, que deve ser entregue no Centro de Desenvolvimento e Capacitação Tecnológica Euclides Neto (Fabrica de Chocolate), Superintendência da Ceplac na Bahia, juntamente com questionário preenchido que se encontra à disposição na internet, no site da Ceplac.

No questionário o produtor identifica a amostra por origem, nome das variedades de cacau, clima e solo, práticas culturais, características, métodos de fermentação, secagem e beneficiamento, além do nome e a localização da propriedade e que participa, se for o caso. Segundo a pesquisadora da Ceplac Neyde Alice Bello Marques Pereira, coordenadora do concurso, é importante que as informações sejam prestadas com clareza e objetividade. Esclarecimentos adicionais poderão ser prestados pelo e-mail, nalice@ceplac.gov.br ou pelos telefones (73)3214 3230/32143235.

Para a edição da exposição do “Cacau de Excelência as amostras de cacau devidamente codificadas, passarão por avaliação de sua qualidade por meio de análises físicas, sensorial de aroma e prova de corte feita pelos técnicos da Seção de Controle de Qualidade Vegetal (SECOQ) da Ceplac, Núcleo Regional de Ilhéus, e as analises químicas no laboratório da Seção de Agroindustrialização e Engenharia Agrícola -SAGRE, do Centro de Pesquisas do Cacau – CEPEC da Superintendência Regional de Desenvolvimento da Lavoura Cacaueira no Estado da Bahia.
As amostras selecionadas como Excelente, ficarão em exposição no stand da CEPLAC, juntamente com a ficha técnica contendo informações de origens geográficas e genéticas e diversidade de perfis de qualidade divulgando a qualidade do cacau brasileiro para a fabricação de chocolates finos.

O objetivo da exposição do “Cacau de Excelência” é alcançar a profissionalização dos produtores na pós-colheita do cacau, a sustentabilidade da cadeia produtiva do cacau, com reconhecimento, preservação, valorização da diversidade de cacau e a promoção nacional e internacional do cacau brasileiro de alta qualidade.