Mais de 1.100 profissionais da Secretaria da Segurança Pública atuarão no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado neste domingo (5), em 162 municípios baianos.

A tecnologia apoiará as equipes. Setenta e quatro câmeras de monitoramento, entre elas algumas do Sistema de Reconhecimento Facial, serão distribuídas em pontos estratégicos da capital e do interior, ampliando o alcance das Polícias e dos Bombeiros.

Além de realizar o patrulhamento ostensivo e preventivo em bairros com instituições de ensino que recepcionarão os estudantes, a Polícia Militar também realizará as escoltas dos exames no Aeroporto, Centro de Distribuições dos Correios e locais de prova. A ação ocorrerá antes e após o final da prova.

O Corpo de Bombeiros Militar e as Polícias Civil e Técnica manterão equipes em pronto atendimento para recepcionar ocorrências em qualquer um dos 872 locais de aplicação de prova.

Do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), servidores de 27 instituições públicas e privadas trabalharão para garantir a tranquilidade, o deslocamento e o atendimento de urgência aos alunos e profissionais que atuarão na aplicação do Enem.

Entre os presentes no CICC estarão as Superintendências de Telecomunicações (Stelecom), de Inteligência (SI) e de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap), das SSP,  das quatro forças policiais estaduais, das Polícias Federal e Rodoviárias Federal, Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), Secretarias Municipais de Mobilidade (Semob) e de Ordem Pública (Semop), Guarda Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Correios, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Embasa, Coelba, CCR Metrô,  Vtal e empresas de telefonia (Vivo, Claro, Oi, Tim).