A colheita de soja da safra 2021/22 avançou a cerca de 70% de toda área brasileira, ainda à frente da média histórica para esta época, apesar de chuvas que atingiram importantes Estados, disseram consultorias agrícolas nesta segunda-feira.

Na última semana, as precipitações atrapalharam os trabalhos no Nordeste e também no Sul do Brasil, mas são avaliadas como favoráveis para o desenvolvimento da segunda safra de milho. O clima mais úmido deve se manter em Estados sulistas nesta semana.

Apesar do avanço, os trabalhos de campo no Brasil perderam ritmo na última semana, com Estados do centro do país mais perto da conclusão da colheita e excesso de chuvas ao norte, impossibilitando o “progresso pleno”, disse o diretor da consultoria Pátria AgroNegócios, Matheus Pereira.

Conforme o analista, o Brasil colheu já 71,68% de toda área de soja já colhida, contra 57,10% no ano passado e 66,21% na média dos últimos cinco anos.

Ele disse ainda que sua estimativa de produção do Brasil, após a seca no final do ano passado e início deste, no Sul, segue em torno de 122 milhões de toneladas, com a consultoria considerando a pior quebra da história do país.