Inicio de ano é aquela correria. É momento de ajustar a “casa”, é hora de realizar as contratações, negociar jogadores e até mesmo trocar de treinador se for o caso. Grandes clubes da Europa chegam a investir uma fortuna na compra de um jogador, por exemplo, o Barcelona contratou recentemente Philippe Coutinho, o segundo jogador mais caro do mundo. E o que dizer da contratação do Neymar pelo PSG?

O objetivo do mercado da bola é justamente reforçar a equipe e prepará-la para os campeonatos estaduais, nacionais e internacionais. O mesmo serve para os clubes da segunda divisão, que buscam uma vaga na elite, caso do Colo Colo de Futebol e Regatas.

Com a parceria da empresa Arezza, o Tigrão já é presença confirmada no campeonato baiano da serie B deste ano. Já contratou o técnico campeão da serie A, José Ferreira, e neste dia 29 de janeiro terá à apresentação de toda a comissão técnica: auxiliar técnico, preparador físico, treinador de goleiros e atletas que farão parte do elenco.

Nos grandes clubes, além dos profissionais citados acima, os atletas contam com: fisioterapeuta, massagistas, roupeiro, médico, nutricionista e psicólogo do esporte. É nesse último quesito que este artigo foca sua discussão.

Quem não lembra da goleada da Alemanha contra o Brasil (7 X 1)durante a Copa do Mundo no Rio de Janeiro em 2014?

Hans Herman, psicólogo do esporte da seleção alemã, responsável por uma equipe de 12 psicólogos que atuam desde as categorias de base até o time principal, foi um dos protagonistas nessa goleada.

Ele e sua equipe desenvolvem um trabalho de acompanhamento psicológico, orientação familiar, mapeamento de perfil, reuniões com os departamentos médico e de preparação física, além de contar com o apoio e suporte dos dirigentes e treinadores locais.

O estado emocional, comprovadamente, influencia de maneira definitiva o desempenho de alguém em qualquer área da vida, sobretudo nas competições esportivas.

Mesmo sem a mega estrutura de clubes grandes o Tigre vai entrar em campo com muita garra e determinação e garantir o tricampeonato da serie B e trazer para toda torcida colocolense a tão esperada volta à elite do baianão.

*Luciano AmaraL

Graduando em Psicologia 8º Semestre

Faculdade de Ilhéus

Pós-Graduando em Psicologia do Esporte

CEPPE – Consultoria, Estudo e Pesquisa da Psicologia do Esporte – São Paulo

APPE – Associação Paulista da Psicologia do Esporte