Agora é oficial. O administrador e professor José Ronaldo de Carvalho (União) vai tentar ser eleito pela quinta vez prefeito de Feira de Santana no pleito deste ano. O anúncio da pré-candidatura foi feito na tarde desta terça-feira (16), no teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, em evento marcado também pelas ausências dos principais aliados políticos de Zé Ronaldo, incluindo o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União).

Quem também não participou do anúncio foi o atual prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), aliado do pré-candidato do União Brasil. Colbert assumiu a cadeira de prefeito quando José Ronaldo renunciou à Prefeitura, em 2018, para concorrer ao governo da Bahia a pedido de ACM Neto. Em 2020, com o apoio do antecessor, o emedebista foi reeleito após vencer, no segundo turno, o deputado federal Zé Neto (PT), que também tentará no pleito deste ano finalmente chegar ao comando do Executivo municipal.

José Ronaldo negou que não tivesse convidado Colbert por conta do desgaste da gestão do emedebista. Ele frisou que fez um convite público para o evento, por meio das redes sociais. O ex-prefeito disse ainda que também não convidou ACM Neto, que estava em Brasília participando de um evento da Fundação Índigo, à qual preside.

“Eu quero deixar bem claro que eu sempre respeitei o prefeito Colbert Martins desde quando éramos adversários. Houve momentos na vida que nós fomos adversários políticos. Eu já fui candidato a prefeito e ele já foi candidato a prefeito, e nos enfrentamos nas urnas, mas nos enfrentamos com respeito, nunca houve uma palavra de agressão entre nós, sempre houve muito respeito e este respeito continua existindo”, disse José Ronaldo à imprensa.

Entre as lideranças presentes, apenas três deputados estaduais: José de Arimateia (Republicanos), que é de Feira e retirou a pré-candidatura para apoiar José Ronaldo, Sandro Régis (União) e Luciano Simões (União). O ex-governador Paulo Souto (União) também compareceu para prestigiar o amigo de longa data, que foi preterido da vice de ACM Neto nas eleições de 2022.

“Eu andei pela cidade, bairros e zona rural desde dezembro de 2022, andando praticamente todos os dias, domingo a domingo, ouvindo o povo, escutando o povo e ouvi muitas palavras de incentivo, ouvi muitas palavras de apoio, muitas palavras de carinho e me senti estimulado com tudo isso que eu ouvi para que eu possa tentar esta eleição. Todas as pessoas que convivem comigo sabem perfeitamente que eu gosto de gente, que o que me faz ser político é gostar de gente, é viver ao lado do povo”, discursou José Ronaldo na CDL.

Nas redes sociais, o ex-prefeito divulgou um jingle cujo refrão é “chama que ele vem”. No vídeo, três jovens dançarinos tentam dar um ar de frescor a mais uma campanha de José Ronaldo, já com a experiência dos seus 72 anos. Zé Neto, por sua vez, vai tentar pela sexta vez ser prefeito de Feira, aos 60 anos, desta vez co o apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT). A exemplo de Salvador, o PT nunca governou a Princesa do Sertão.

Vale lembrar que, do mesmo grupo político de José Ronaldo na Bahia, o deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) também é pré-candidato à Prefeitura de Feira de Santana. Ele se apresenta como a terceira via no município.