TijucaA Unidos da Tijuca venceu o carnaval do Rio de Janeiro e conquistou o título de tetracampeã. A escola homenageou o tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna com alegorias irreverentes, como o carro da animação “Corrida Maluca”. A apuração das notas foi realizada na tarde desta quarta (5), na Praça da Apoteose.

Este é o terceiro título em cinco anos com o carnavalesco Paulo Barros. A Unidos da Tijuca foi a última escola entre as doze a desfilar na terça-feira (4). O enredo Acelera, Tijuca! espalhou a imagem do piloto em toda a avenida e segurou o público já no amanhecer. A escola somou 289,4 pontos em 300 possíveis.

Marcellinton Lima foi um dos dublês que representaram o piloto, morto em um acidente na pista de Imola, na Itália, em 1994. “Foi emocionante. “Achei maravilhoso, porque Senna é um herói para os brasileiros. Foi uma coisa de outro mundo.”

Em segundo lugar ficou o Salgueiro, que apresentou o enredo “Gaia, a Vida em Nossas Mãos” e obteve 289,3 pontos. Também vão voltar à Sapucaí no desfile das Campeãs, no próximo sábado, Portela, União da Ilha, Imperatriz e Grande Rio.

A Império da Tijuca foi rebaixada para a Série A, correspondente à segunda divisão das escolas de samba cariocas, ao somar 281,7 pontos. A Império ascendeu para a elite no ano passado, após ganhar a Série A, e em 2014 apresentou o tema “Batuk”.

Veja como ficou a classificação das escolas:

1º Unidos da Tijuca
2º Salgueiro
3º Portela
4º União da Ilha
5º Imperatriz Leopoldinense
6º Grande Rio
7º Beija-Flor
8º Mangueira
9º Mocidade Independente
10º Vila Isabel
11º São Clemente
12º Império da Tijuca