As comunicações na Faixa de Gaza foram retomadas gradualmente neste domingo (29), após um blecaute quase total enquanto as tropas e blindados de Israel avançavam para o enclave governado pelo Hamas.

A ONU alertou que os palestinos estavam desesperados por comida e que a ordem civil estava em colapso após três semanas de guerra com militantes do Hamas e um cerco à faixa costeira densamente povoada.

Os combates intensificaram-se na noite de sexta-feira, quando as forças israelenses realizaram operações terrestres em Gaza, no que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, descreveu como a segunda fase da guerra que visa esmagar o Hamas.

O principal porta-voz militar israelense recusou-se a dizer se Israel estava por trás do apagão das telecomunicações, mas disse que faria o que fosse necessário para proteger as suas forças.

O Hamas disse neste domingo que continuava a confrontar as forças israelenses, que mantinham as operações terrestres. O Ministério da Saúde de Gaza informou que um total de 8.005 pessoas foram mortas desde 7 de outubro.