Segue sem previsão o lançamento de um novo edital para Concurso nos Correios. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ainda não definiu prazo para a realização de uma nova seleção no órgão, após anunciar a abertura de 2.000 vagas em agosto de 2015 e suspender a seleção mais tarde. A necessidade premente de novos ingressos no quadro de pessoal da estatal preocupa, já que o efetivo da empresa deverá ter diminuição em breve.

O presidente da Empresa, Guilherme Campos, disse nesta sexta-feira, 16 de dezembro, que a empresa fará um plano de demissão voluntária como medida para amenizar os prejuízos registrados recentemente. Segundo ele, o plano deverá ser anunciado na semana que vem. “O plano está na fase final de autorização, já tendo sido feito todo trabalho e todas as autorizações necessárias no ministério ao qual somos afetos, que é o das Comunicações. Temos o ok do ministério e encaminhamos à Cest (Coordenação de Controle de Empresas Estatais) do Ministério do Planejamento. Pelo andar da carruagem, até semana que vem estaremos prontos para anunciar”, disse o ministro após participar de uma cerimônia da campanha Papai Noel dos Correios, no Palácio do Planalto.

Segundo Campos, o plano tem como foco os servidores que já têm idade para se aposentar ou já são aposentados pelo INSS. Os valores serão pagos ao longo de oito anos. A expectativa é de que, entre os mais de 13 mil funcionários elegíveis pelas regras do plano, haja uma adesão entre 6 mil e 8 mil, nos 5 meses de vigência do plano.
A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), diz que o déficit de servidores nos Correios já passa de 30 mil trabalhadores, sendo 20 mil somente na parte operacional. Apesar de recentemente o departamento de Comunicação dos Correios ter declarado que “a empresa está reavaliando todos os estudos relacionados ao quantitativo de vagas a serem preenchidas, bem como a necessidade de força de trabalho em cada localidade”, a expectativa é de que um novo concurso, quando ocorrer, abra pelo menos 2 mil vagas nos cargos de Carteiro e Operador de Triagem e Transbordo, em vários estados do país.