O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados informou ontem (10) que o presidente afastado da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), será convidado para depor no colegiado nos dias 18 ou 19 de maio. Marcelo Nobre, advogado de Cunha, não confirmou se ele irá depor. Por ser um convite, o deputado não é obrigado a comparecer.

O afastamento de Cunha da presidência da Câmara, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), não influencia na continuidade do processo por quebra de decoro parlamentar que tramita no Conselho de Ética. No colegiado, Cunha é investigado por ter supostamente mentido sobre ter contas na Suíça em depoimento à CPI da Petrobras.

Marcos Rogério (DEM-RO), relator do processo no Conselho, pretende enviar seu parecer sobre a denúncia à Secretaria da Mesa até o fim deste mês. “Se tudo correr de acordo com a programação, o processo será votado em plenário no dia 22 de junho”, afirmou o relator. A defesa de Cunha afirma que o deputado não foi notificado sobre o convite para depor. “Não existe uma prova sequer nesse processo de que existe conta corrente do meu cliente no exterior. Se não há provas, não existe outro fim para o processo que o arquivamento.”