Os 145 conselheiros municipais de Saúde de Ilhéus, entre titulares e seus suplentes, tomaram posse para o biênio 2023-25, na última quinta-feira (27), durante solenidade realizada no auditório da Justiça Federal. A atuação dos representantes da sociedade civil, composta por lideranças de bairros e da zona rural, fortalece o planejamento e os debates de interesse coletivo.

O Conselho Local reúne um grupo de usuários, trabalhadores da saúde e representantes das Associações de Moradores, que participam do acompanhamento das atividades das Unidades Básicas de Saúde, discutindo problemas, avaliando a qualidade e resolutividade das mesmas e propondo soluções.

É uma grande oportunidade da população se aproximar da gestão em saúde no município, criando uma corrente em prol da melhoria contínua do setor. A presença de representantes de todos os bairros, principalmente das localidades rurais e de difícil acesso foi evidenciada pelos presentes.

posse; conselho de saúde

“É muito gratificante ver o interesse e a participação da população de Ilhéus em uma ação como esta. O Conselho Local de Saúde vai levantar as demandas pontuais da população e fiscalizar a atuação de toda a rede de saúde do município, contribuindo diretamente para que o trabalho produza sempre resultados positivos”, destacou Daniela Navarro, subsecretária de Saúde.

O coordenador da 3ª Regional da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), Leonardo Sales, lembrou a responsabilidade dos empossados no papel de construção das políticas públicas de saúde e fiscalização dos recursos. A mesa de autoridades foi composta pela representante da OAB Ilhéus, a advogada Mariana Coelho, o vereador Vinícius Alcântara, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jackes Rodrigues, além da subsecretária Daniela Navarro e do coordenador da 3ª Regional da DPE/BA.

posse; conselho de saúde

“É importante mostrar que o controle social está ativo. Nós tivemos uma conferência nacional e lá, o Conselho Nacional de Saúde oficializou a criação dos Conselhos Locais. Ora, enquanto eles estavam criando os Conselhos Locais, Ilhéus já está empossando o seu, cerca de um mês após”, frisou Jackes Rodrigues, destacando o pioneirismo da cidade no que se refere à implantação do órgão.

Para Jurandir Teles, coordenador da Comissão dos Conselhos Locais de Ilhéus, “a participação da população dentro desse processo de construção política coletiva é fundamental e necessária para alcançar todos os lugares e construir ações conjuntas”, disse. O Conselho Local é uma forma de aproximação entre a sociedade e o poder público. São os conselheiros que fiscalizam e representam a população local em suas necessidades e demandas.

posse; conselho de saúde

por Pedro Cotrim, Sucom