O Conselho Municipal de Educação realizou nesta quarta-feira (12), no Centro de Convenções de Ilhéus, uma audiência pública para discussão, monitoramento e avaliação das 22 metas do Plano Municipal de Educação (PME). O encontro contou com a presença da coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Gilvânia Nascimento. Este ano a audiência foi inserida no contexto da Jornada Pedagógica.

Durante as plenárias, os educadores destacaram a participação da sociedade, dos profissionais de educação e do poder público. O tema proposto “Por uma Educação das Sensibilidades”, sinalizou a oportunidade de a comunidade opinar e ser ouvida. A Jornada Pedagógica é realizada anualmente pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e reúne profissionais que compõe a organização e a gestão da atividade nos estabelecimentos de educação.

Compromisso – No entendimento da dirigente da Seduc, Eliane Oliveira, a audiência tem um papel importante para o futuro da educação. “O município de Ilhéus deu um grande passo em relação à avaliação e monitoramento das metas do PME de forma aberta e democrática, com a efetivação do fórum municipal de educação, e isso só faz reforçar o compromisso que o prefeito Mário Alexandre tem com a educação básica do município de Ilhéus”, avaliou.

“O desafio é alinhar essa sensibilidade com o compromisso de se fazer educação. De maneira comprometida, conseguiremos fazer valer o direito à educação neste país. Depois de cinco anos, o PME já consegue dar uma resposta em prol desse direito. Esperamos que isso alcance o professor, equipe técnica, estudante, família e os gestores deste país, pois a verdadeira educação se faz a muitas mãos”, destacou a coordenadora estadual da UNCME, Gilvânia Nascimento.

Lugar de fala – A educadora Nicinha Tupinambá aproveitou o espaço tomado pelos profissionais para destacar a realização do encontro deste ano. Para a indígena, o lugar acabou se tornando um ambiente de fala. “Participar da Jornada e ao mesmo tempo de uma audiência pública para discutir o PME é ter a chance de falar sobre o futuro da nossa educação a partir do nosso presente. É uma oportunidade para declarar sobre nossos anseios, lutas e sonhos”, comentou.

O vice-diretor do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), Joilson Sampaio, palestrou no evento. O professor considerou que “o encontro se tornou um marco regulatório na educação no município de Ilhéus. Essa é uma grande oportunidade para se discutir de forma democrática, as realidades e necessidades. O relatório passará por triagem e ajustes sobres as estratégias do PME, para em seguida ser enviado à Câmara Municipal de Ilhéus.

Programação segue – Nesta quinta-feira (13), nas escolas da rede municipal das 8h às 11h30min, e no Centro de Convenções, das 13h às 17h, acontecerá o momento pedagógico. Já na manhã de sexta-feira (14), aula inaugural da família com o tema “Família Sensível, ao cuidar”. Das 18h às 21h, planejamento com todos os profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e aula inaugural, no Teatro Municipal de Ilhéus, encerrando a Jornada Pedagógica de 2020.