Na sabedoria popular, o cafezinho é uma poderosa arma contra a ressaca. A receita pode ou não funcionar, mas uma coisa é certa: a bebida protege contra a cirrose, um dos males provocados pelo álcool.
Ao menos é o que diz estudo realizado pela Universidade de Southampton, no Reino Unido. De acordo com os pesquisadores, dois copos de café por dia reduzem os riscos da doença em 44% e cortam pela metade as chances de morrer por causa da inflamação.
Os pesquisadores analisaram dados de nove estudos de longo prazo, que envolveram quase meio milhão de homens e mulheres. Eles avaliaram o consumo médio de café em todos os estudos para observar os efeitos do consumo adicional de dois copos de café por dia sobre as doenças no fígado. Em oito dos nove estudos analisados, o aumento do consumo de café estava associado à redução significativa dos riscos de cirrose. E o risco continuava diminuindo enquanto o consumo de café aumentava.
Em comparação a pessoas que não consomem a bebida, os pesquisadores estimaram que o consumo de um copo de café por dia está relacionado a redução de 22% no risco de cirrose. Com dois copos, o risco cai em 44%. Com três, o declínio é de 57% e, com quatro, de 65%.
Sem Comentários!
Não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar.