Este projeto de lei de iniciativa do Vereador Cosme Araújo (PDT), tem por objetivo precípuo a conscientização dos alunos da Rede Municipal sobre a questão dos perigos das drogas. Apesar de vários noticiários abordarem o tema, os problemas com entorpecentes não é visto com a profundidade e atenção que necessita. Mesmo que nos últimos tempos tenha ocorrido uma série de campanhas com informações alertando sobre o perigo do uso das drogas através de programas em rádios, TVs e jornais explicando o quanto as drogas são prejudiciais à vida, a questão é bem mais profunda.

“Precisamos chegar mais longe, na ponta do problema. Ao contrário do que muita gente pensa, o uso de drogas não está relacionado com classe social, gênero ou etnia. Varias pesquisas afirmam que a curiosidade é a motivação que leva nove em cada dez jovens a consumirem drogas pela primeira vez”, pontua Cosme Araújo.

Ainda segundo o autor, é claro que quem experimenta pela primeira vez não deseja virar um viciado, no entanto, quando mais cedo se experimenta uma droga, maiores são os riscos de se tornar dependente químico. Por isso, a escola desempenha um importante papel na prevenção ao uso indevido de entorpecente. Além de oferecer informações significativas, idôneas e atualizadas sobre esse tema, cabe-lhe ajudar o aluno a desenvolver a capacidade de saber decidir pela vida, dizendo não aos apelos tão comuns de hoje em dia.

Considerando ser a problemática das drogas um dos males do século, todas as iniciativas levadas ao combate são importantes, principalmente no campo do conhecimento e da informação. Sendo assim, os resultados podem ser potencializados e expandidos de forma positiva se todas as Unidades Educacionais colocarem como prioridade os programas de combate às drogas. “Evitar, prevenir e conscientizar é a melhor maneira de ter uma geração de estudantes livres dos problemas de drogas, contribuindo para o desenvolvimento desses, educando e prepará-lo para o exercício pleno da cidadania”, afirma Professora Celeste Pita, educador e ex-diretora da rede municipal.