A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) chama a atenção da população para a guarda do cartão de vacinação, visto que o documento comprova a administração das doses contra a Covid-19, além de constar informações sobre o imunizante utilizado e a data da aplicação, dados cruciais para controle dos vacinados em Ilhéus. A Sesau destaca que o público que tomou a primeira dose deve comparecer aos postos previamente informados na data marcada para retorno ou conforme orientações do setor responsável.

A perda do cartão dificulta o acesso à segunda dose e à dose de reforço, comprometendo a eficácia da vacina aplicada e dificultando o serviço prestado pelo Município. O órgão também alerta para a falsificação do documento e repudia veementemente a prática criminosa, que pode causar danos à saúde pública, uma vez que a imunização é a forma mais segura de proteger a população contra a doença.

A falsificação do cartão de vacinação adultera os dados relacionados ao quantitativo de munícipes vacinados. Todos os casos referentes à prática serão apurados pelos órgãos competentes.