Os usuários do SUS residentes em Ilhéus e nas sete cidades pactuadas contam, desde a semana passada, com um calendário criado pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), para informar a agenda diária das especialidades médicas que atendem na Policlínica Municipal e nas clínicas conveniadas ao SUS no município, além dos exames de média e alta complexidade ofertados. Essa marcação de consultas e exames, é feita nos 44 postos de saúde espalhados pelo município.

Segundo explica o diretor da Central de Regulação, Fábio Mantena, o objetivo dessa marcação nos postos é garantir o atendimento do SUS a toda população, de forma humanizada, a fim de evitar filas e conflitos de informações. “Por exemplo, a consulta para neurologista só está disponível às quartas-feiras, então não adianta tentar marcar em outro dia da semana”, esclarece o diretor.

A iniciativa integra a Campanha “Menos Fila, Mais Saúde”, criada conjuntamente pela Central de Regulação e Secretaria de Comunicação Social (Secom). Intitulado “Que Dia Marca o Que?”, o calendário está sendo amplamente divulgado pela Central de Regulação nas redes sociais.