Considerando a necessidade de organizar, promover e apoiar o desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Município, tendo como foco a expansão do turismo e das demais atividades econômicas relacionadas à valorização da Cultura e fomento ao segmento de Economia Criativa, nesta quinta-feira (11), aconteceu a assinatura do Decreto n.º 004, de 11 de janeiro de 2024, que cria o Comitê de Desenvolvimento Sustentável do Rio do Engenho.

Formado por várias Secretarias e com participação da Associação do Moradores do Rio do Engenho- AMORE e do SEBRAE, o Comitê de Desenvolvimento Sustentável do Rio do Engenho, com caráter consultivo, propositivo e de monitoramento, tem por finalidade a organização, promoção e apoio ao desenvolvimento do Rio do Engenho, com foco na expansão do turismo e das demais atividades econômicas presentes na comunidade, levando-se em consideração o impacto cultural, patrimonial e ambiental desta importante localidade.

Rio do Engenho; cultura; história; turismo rural

Esse desenvolvimento vem com a expansão do turismo e incentivo ao comércio, tendo em vista a preservação patrimonial e ambiental da região. Estiveram presentes na reunião, além dos representantes dos moradores do Rio do Engenho e o prefeito Mário Alexandre, o Major Soeiro, comandante da 69ª CIPM, Tenente Reis, representando Iohana Sanches, delegada da Capitania dos Portos de Ilhéus, o presidente da Câmara dos Vereadores, de Ilhéus, Paulo Carqueija, o vereador Luciano Luna, secretários e superintendentes municipais.

Com a criação do Comitê, a comunidade do Rio do Engenho quem tem se tornado um dos destinos turísticos mais procurados de Ilheis, terá um projeto de desenvolvimento econômico sustentável, levando-se em conta a capacidade de carga, a ocupação do espaço, níveis de decibéis permitidos na vila, sinalização turística e principalmente a preservação do patrimônio histórico e cultural, que são os principais atrativos da Vila do Rio do Engenho, vislumbrando um futuro próspero e sustentável, fruto da colaboração entre os diversos atores locais.

Conheça o Rio do Engenho

A Vila do Rio do Engenho possui uma história rica e cheia de tradição. Um dos pontos mais emblemáticos é a Capela Nossa Senhora Sant’Ana, construída no século XVI e é tombada pelo IPHAN. Além disso, o Museu do Engenho e a Fazenda Caminho Feliz também são lugares imperdíveis para quem quer conhecer mais sobre a região e desfrutar da natureza exuberante ao redor, com cachoeiras e trilhas incríveis. Uma das trilhas mais famosas é a Trilha da Cachaça, que com certeza reserva muitas aventuras.

rio do engenho; turismo náutico; sebrae

Além disso, a comunidade conta com toda a estrutura de bares e restaurantes que oferecem pratos da culinária típica baiana. Visitar a Vila do Rio do Engenho é imergir em uma experiência completa, com história, cultura, natureza e muita tradição.

por Sucom