O Detran do DF está nas ruas testando um equipamento que identifica se o motorista está dirigindo sob o efeito de drogas, e que será usado em blitz para fiscalização de trânsito no futuro.

Chamado popularmente de Drogômetro, o uso do aparelho ainda não está autorizado porque apesar de previsto em Lei, ainda não foi regulamentado.

Na fase de testes os condutores são convidados a realizar o teste em caráter educativo.

Este é o segundo equipamento a ser testado. O primeiro modelo atestava o consumo de drogas por meio do suor e a coleta da impressão digital do motorista. Este novo é por meio da saliva e reconhece até oito tipos de drogas.

O Coordenador de policiamento de trânsito do Detran, Diego Mirhon, explica como funciona o teste e afirma que o resultado saí em 8 minutos.

De acordo com o Detran, quando o uso do drogômetro for regulamentado vai melhorar o alcance para identificar as pessoas que não tem condição de dirigir.

A ideia é investir no caráter educativo e também na fiscalização.

Levantamento do Detran no ano passado mostra que quase metade das pessoas que morreram no trânsito estavam com álcool ou droga no sangue.

Em 2018 foram registradas 280 vítimas fatais em acidentes de trânsito no DF. Desse total, 133 haviam consumido álcool ou droga.