Promovida pela Escola Municipal Professora Horizontina Conceição, a II Marcha da Consciência Negra reuniu mais de mil jovens pelas ruas do bairro Hernani Sá, na última segunda-feira (20).

O ato contou com a presença do vice-prefeito Bebeto Galvão, que reforçou a importância das atividades, como parte das ações do Novembro Negro em Ilhéus. “Os jovens saíram em caminhada contra o racismo e para exigir políticas públicas e respeito aos direitos da população negra”, disse Bebeto.

Caminhada Negra

Sob o tema “Escravidão, nunca mais. Racismo, nunca mais”, a ação busca promover a reflexão sobre a importância da igualdade racial, do respeito à diversidade e da valorização da história e das contribuições dos negros para o desenvolvimento da sociedade brasileira. Coordenador da II Marcha, o professor Erlon Costa destacou que as ações institucionais são fundamentais para a construção de uma sociedade mais igualitária, com a inclusão da comunidade negra nos espaços sociais.

Bebeto ressaltou ainda o compromisso da gestão atual de continuar fortalecendo projetos, com foco na luta pelo fim de todos os tipos de desigualdades sociais, em especial pelo fim de qualquer forma de racismo. A mobilização também contou com a presença do vereador Cláudio Magalhães.

A programação continua 

24 e 25/11

– Feira Preta, a partir das 19h, no estacionamento da Avenida Dois de Julho;

25/11

– Feijão com Samba (Samba de Caboclos), a partir das 9h, na Almáfrica, no bairro São Miguel;

– Desfile Beleza Negra, a partir das 19h, na Avenida Governador Paulo Souto, bairro Teotônio Vilela;

26/11

– I Sarau Negro, a partir das 9h, na Escola Horizontina Conceição;

02/12

– Dia do Samba

Marcha Consciência Negra