Os setores de comércio e serviços devem movimentar cerca de R$ 15 bilhões com vendas para o Dia das Mães, segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em parceria com o Instituto Datafolha.

O Sudeste lidera como a região com maior expectativa de consumo, totalizando R$ 6 bilhões, seguido das regiões Nordeste e Sul.

Segundo o estudo da associação, quatro em cada 10 consumidores acreditam que os gastos serão maiores em 2024. A estimativa é que os brasileiros tenham um gasto médio de R$ 229.

A população que mais planeja gastar e apresenta um valor médio maior é a de 18 a 24 anos e na classe A/B, conforme indica a Abecs.

Na mesma medida, os shopping centers do Brasil devem movimentar cerca de R$ 5 bilhões, segundo levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

De acordo com a “Pesquisa de Expectativas do Dia das Mães”, estima-se que o consumo ligado ao próximo domingo (12) cresça em 4,8% em relação ao ano anterior.

Para 93% dos shoppings ouvidos pela pesquisa, o cenário é de otimismo para a data.

“Com o aquecimento do mercado de trabalho, os brasileiros em geral tendem a se sentir mais motivados para ir às compras. Além disso, as reduções contínuas da taxa Selic ampliam a concessão de crédito, proporcionando maior poder de compra às famílias”, diz Glauco Humai, presidente da Abrasce.

Consumidores

71% dos shoppings esperam que o fluxo de consumidores aumente este ano. A expectativa média é de que recebam 4,5% mais compradores para essa data.

Entre os produtos mais procurados, segundo a pesquisa, estão perfumes e cosméticos, vestuário, calçados, joias, chocolates e doces, e acessórios.

Para atrair o consumidor, a maioria das lojas dos shoppings realiza promoções, sendo “compre um e ganhe outro” (62%) a principal ação adotada. Outras praticas são sorteios (19%) e compre e concorra (14%).

Meios de pagamento

O meio de pagamento que mais deve ser adotado pelos consumidores é o cartão. Para 47%, as compras devem ser pagas desta forma, especialmente o cartão de crédito.

O Pix aparece como o segunda forma utilizada pela população para conseguir levar suas compras para casa nesse período, apontou a Abecs.