Hoje, 28 de junho, é o Dia Internacional do Orgulho LGBT, um marco da luta da comunidade gay por direitos humanos. O empresário Valderico Junior, presidente do DEM-Ilhéus, afirma que “a data é importante, porque aumenta o alcance das vozes que defendem toda forma de amor”.

“Todo mundo quer ser feliz. Isso envolve o direito de dizer o que pensa e agir livremente. A nossa sociedade avançou muito no entendimento de que a orientação afetiva de uma pessoa, seja ela qual for, não deve ser tratada como doença ou anormalidade. Ainda temos muito para avançar nesse caminho, e o partido Democratas não vai tolerar retrocesso”, enfatiza Valderico Junior.

A celebração da data remete a um episódio ocorrido em 1969, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Naquele dia, os frequentadores do bar Stonewall Inn, a maioria gay, rebelaram-se contra uma batida da polícia. Estavam cansados das operações policiais abusivas no local. Para lembrar o levante, no dia 1º de julho do ano seguinte a metrópole norte-americana teve a sua primeira Parada do Orgulho LGBT.

Stonewall se transformou num espaço simbólico e representativo para a comunidade gay, que frequenta o bar até hoje.

 ASCOM-DEM-ILHÉUS.