O dia 8 de março foi mais que especial neste ano em Ilhéus. A Prefeitura presenteou a população com um show maravilhoso de Vanessa da Mata, que embalou uma plateia animada, que se reuniu na Praça Dom Eduardo (Praça da Catedral). Vanessa cantou novas músicas e os grandes sucessos da sua carreira e passou a mensagem de amor, destacando a força da mulher, através da sua própria descoberta!

Antes de Vanessa entrar no palco, Simone Lessa animou e muito o público, cantando uma história da música, principalmente quando nos brindou com axés dos anos 90 e outros hits da MPB, do rock, do samba, só música boa!

Semana da Mulher - Show de Vanessa da Mata

As comemorações do 08 de março começaram mais cedo, com a Grande Marcha da Mulher, um ato de resistência, de demonstração de como as mulheres estão presentes, estão fortes e toda a sociedade precisa se unir em busca do respeito, da justiça, da segurança. O tema deste movimento foi “Resistindo para viver. Marchamos para transformar”. A Marcha partiu da Praça Cairú, se dirigindo para a Praça Dom Eduardo, reunindo centenas de mulheres e homens, em prol da construção dessa sociedade justa e segura.

As mensagens deixadas não apenas neste dia especial, mas em toda Semana da Mulher foi de todas acreditarem em si. A autoestima, o autoconhecimento e autorrespeito foi muito lembrado, inclusive por Vanessa da Mata que, ao falar da alegria de ter cantado para uma plateia repleta de famílias, com gente de todas as idades e pessoas felizes, como ela mesma destacou. Sobre isso, a cantora deixou a mensagem: “a gente tem que crescer, essa coisa de se descobrir, se gostar, a força da autoestima para que você se coloque no melhor lugar que você possa, que você confie que vão acontecer as melhores coisas com você, que você tenha esperança, que não desista da vida jamais, porque a vida é feita de altos e baixos. Que a gente consiga, apesar de todas as dificuldades, espirituais e físicas, que a gente saiba que vamos vencer todas elas”.

Semana da Mulher - Show de Vanessa da Mata

O show, a marcha e toda a programação da Semana da Mulher, que contou com reunião de pequenas produtoras e mulheres indígenas para conversar sobre profissionalização do trabalho e formas de crescer, contou com palestra motivadora sobre autoestima e como usá-la para transformar a vida e ainda, um encontro de empreendedoras e palestra de Monique Curi, que, ao falar da sua trajetória, também trouxe exemplos de superação e de foco para lutar contra e vencer os desafios; todas as ações realizadas pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPM), com participação e parceria da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS), SEBRAE e CDL.

E, com muita alegria, a titular da SPM, Carla Serafim, resumiu a Semana como uma oportunidade de crescimento, uma oportunidade de construir, através do olhar e da força feminina, uma sociedade, um mundo muito melhor. “Precisamos ocupar os espaços, precisamos trazer as nossas causas para a discussão e foi isso que fizemos aqui nesta semana incrível. Mostramos que o lugar da mulher é todos os lugares. Aprendemos muito com a programação, tivemos uma mensagem da importância da autoestima, a importância de acreditarmos em nossa força, que muitas vezes é descredibilizada, mas que, através da nossa união, através de um olhar público e de eventos como este aqui, trazemos as discussões que precisamos propor, as transformamos em ações e assim, contribuímos e muito com a construção deste muito que tem que ser para todo mundo”, destacou Carla.

por Sucom